Bento XVI

Papa visitará a Áustria no próximo final de semana

O Papa Bento XVI visitará a Áustria, no próximo final de semana, 7 a 9, por ocasião dos 850 anos de fundação do santuário mariano de Mariazell.

Para compreender a sétima viagem apostólica internacional de Bento XVI, agora à Áustria, basta olhar o seu sorriso há menos de 3 anos atrás, quando, ainda Cardeal, visitou pela primeira e única vez o santuário mariano de Mariazell. Na cidadezinha austríaca da Stíria que tem menos de 2 mil habitantes mas hospeda todos os anos mais de um milhão de peregrinos, o futuro Papa Bento XVI, depois de guiar a procissão, celebrou a Santa Missa, na Igreja gótica do século XIV, profundamente transformada, em seu interior, em estilo barroco de 1600.

Ao final da celebração, expressou sua alegria a um jornalista da televisão estatal da Áustria:

"Sinto uma grande alegria porque pela primeira vez em minha vida visito Mariazell. Sempre foi meu desejo visitar o grande Santuário de Mater Magna Austriae e aqui rezar. E portanto, o convite para celebrar a missa foi a agradável ocasião para vir, finalmente, do outro lado dos Alpes para encontrar a mãe de Deus e todas as pessoas que a amam. Fico sempre sem fôlego diante da dimensão da basílica: eu tinha uma idéia das três torres, mas jamais as tinha visto, não imaginava que fosse tão magnífica dentro, fiquei impressionado. Nosso modelo é sempre altoting que é estruturada de maneira completamente diferente e menor. Por isso que eu fiquei tão surpreso, mas também pela humildade e pela doçura da imagem santa".

Depois de expressar tão claramente sua devoção a Nossa Senhora de Zell, Joseph Ratzinger, ao tornar-se Papa, não pôde rejeitar o convite da Igreja e do governo austríaco, por ocasião dos 850 anos de fundação do santuário mariano. Assim confirmava sua viagem há um ano atrás, na entrevista ás tvs da Alemanha e á Radio Vaticano:

"Eu prometi simplesmente, talvez eu tenha sido meio imprudente. É um lugar que gostei muito e até disse: sim, eu voltarei a Magna Mater Austiae. Naturalmente isso tornou-se rapidamente uma promessa, que eu vou manter com muito gosto".

Em Mariazell, os últimos retoques. Os cartazes com o lema de Bento XVI: "olhar para Cristo", que é também o título de um livro do cardeal Ratzinger. A grande fachada do santuário, com suas três grandes torres, voltou a brilhar depois de 10 anos de reestruturação.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo