Cerca de 2.500 jovens voluntários do serviço civil das entidades que fazem parte do Tesc, a Mesa Eclesial do Serviço Civil
Da redação, com Rádio Vaticano
A audiência jubilar com o Papa no próximo sábado, 12, vai contar com a participação de 2.500 jovens voluntários do serviço civil das entidades que fazem parte do Tesc, a Mesa Eclesial do Serviço Civil. Depois do encontro na Praça São Pedro, os jovens e os seus responsáveis, provenientes de diversas partes da Itália, passarão pela Porta Santa da Basílica.
O Tesc atua na coordenação de órgãos da Igreja italiana que desde 2003 promove o serviço civil e o propõe a todos, em modo particular aos jovens, como uma importante experiência de formação, do serviço aos necessitados, de testemunho dos valores da paz, justiça, cidadania ativa e solidariedade.
Atualmente, mais de 6 mil voluntários estão empenhados em diferentes projetos na Itália e também no exterior: da assistência aos doentes, pobres e imigrantes, à educação de menores e jovens, à proteção do ambiente e na proteção civil, até a ação de cooperação internacional e de reconciliação em outros países depois de conflitos e guerras.
Encontro de São Maximiliano
Doze de março também marca o XI Encontro de São Maximiliano de Tebaste, o jovem martirizado nesse dia no ano de 295 d.C. por oposição de consciência ao serviço militar e considerado o patrono do serviço civil. Esse encontro tornou-se tradição desde 2003, quando a Caritas Italiana reuniu os próprios opositores de consciência e moças do serviço civil voluntário na cidade de Sotto il Monte, em Bergamo.
Na tarde de sábado, das 14h às 16h30, na igreja vizinha de São Gregório VII, será realizada a segunda parte do encontro. A mediação ficará a cargo do jornalista Nicola Ferrante do canal televisivo católico TV2000, com momentos de reflexão sobre o tema indicado pelo Papa Francisco para a recente Jornada Mundial da Paz: “Vence a indiferença e conquista a paz”.