Uma comissão de inquérito está em curso no país para apurar os responsáveis pela violência que eclodiu durante as eleições de outubro passado
Da redação, com Vatican News

Mahmoud Thabit Kombo, Ministro das Relações Exteriores da Tanzânia / Foto: Reprodução Youtube
Antes da audiência geral desta quarta-feira, 28, o Papa Leão XIV se reuniu com Mahmoud Thabit Kombo, Ministro das Relações Exteriores da Tanzânia.
O ministro está em viagem internacional e trouxe uma mensagem da Presidente Samia Suluhu Hassan, que foi confirmada como líder do país nas eleições de outubro passado.
Durante o período de votação, no final de outubro de 2025, ocorreram confrontos e violência que, segundo a imprensa internacional, causaram centenas de mortes.
A Presidente da Tanzânia criou uma comissão de inquérito, que já está trabalhando para reconstruir o ocorrido. O incidente chocou um país que até então vivia em paz e onde não havia histórico de tensões sociais.
A violência foi condenada por todas as autoridades religiosas da Tanzânia, de bispos a imãs, que pediram uma investigação independente para apurar os fatos e determinar os responsáveis.
O Bispo de Roma falou publicamente sobre a situação no país durante o Angelus de 2 de novembro: “Rezemos também pela Tanzânia, onde, após as recentes eleições, eclodiram violentos confrontos, deixando muitas vítimas. Exorto a todos que evitem todas as formas de violência e que sigam o caminho do diálogo.”




