Da redação, com Rádio Vaticano
A primeira visita do Papa a Mianmar e Bangladesh acontece na noite deste domingo, 26, às 21h40 (18h40 de Brasília). Os asiáticos estão tão ansiosos pela visita de Francisco que alguns fiéis dizem que recebê-lo é como acolher o próprio Cristo. A chegada do Santo Padre é prevista para as 13h30 (horário local) desta segunda-feira, 27.
A primeira parada do Sucessor de Pedro em território asiático será na cidade de Nay Pyi Taw, capital de Mianmar e planejada para ser a sede do governo, o que ocorre desde 2006.
Os católicos são minoritários no continente asiático ― em Bangladesh são 400 mil em uma população de 163 milhões de pessoas, enquanto em Mianmar vivem 700 mil católicos em uma população de 53 milhões.
Leia mais
.: Para Cardeal Parolin, visita do Papa a Mianmar vai encorajar cristãos
Ainda na manhã deste domingo foi organizada uma coletiva de imprensa apresentada pelo porta-voz da Conferência Episcopal de Mianmar, o padre mariano Soe Naing, que forneceu detalhes acerca da viagem do Pontífice.
Haverá transmissão ao vivo de dois eventos: o primeiro será na terça-feira, 28, em Nay Pyi Taw, ocasião em que o Santo Padre fará um discurso às autoridades no Centro de Convenções Internacional e, na quarta-feira, 29, uma missa na cidade de Yangun. Na quinta-feira, 30, será celebrada uma missa dedicada aos jovens na Catedral de Santa Maria. Para esta missa, entretanto, não haverá transmissão. São aguardados 6 mil jovens para este evento.
Papa pede proteção
Como já é habitual antes de suas Viagens Apostólicas internacionais, Francisco foi à Basílica Santa Maria Maior, no centro de Roma, no fim da tarde deste sábado, 25, a fim de rezar diante do ícone da Salus Popoli Romani e confiar a Maria o bom êxito de sua visita a Mianmar e Bangladesh.
Em mensagens anteriores ao povo de Mianmar e Bangladesh, Francisco disse que sua viagem a estes países “confirmará a fé e o testemunho do Evangelho” às populações católicas. O Papa expressou ainda sua esperança de que sua visita seja uma “fonte de esperança e encorajamento” para todos.