Encontro

Papa se encontra com líderes evangélicos para discutir liberdade religiosa

Francisco quer uma relação mais próxima, sobretudo no que se refere à liberdade religiosa

Da redação, com Rádio Vaticano

O Papa Francisco se encontrou nesta quinta-feira, 14, com líderes da Aliança Evangélica Mundial (AEM) que estão em Roma para discutir uma cooperação mais próxima com a Igreja Católica, especialmente no que se refere à liberdade religiosa.

A AEM é uma rede de igrejas protestantes em 129 nações, que representa mais de 600 milhões de cristãos evangélicos no mundo todo. O bispo Efraim Tendero, secretário geral da AEM, liderou a delegação durante a audiência papal com o Pontifício Conselho para Promover a Unidade dos Cristãos. “Queremos ver este mundo como um lugar onde a paz, a justiça reinem, onde todos têm um padrão de vida digno e onde Jesus Cristo é reconhecido como o Senhor de todos”, disse o bispo.

O bispo lembrou ainda que a AEM e o Pontifício Conselho completaram sete anos de diálogo, que culminou em um documento comum chamado Escritura e Tradição. Embora algumas diferenças teológicas permaneçam, para o bispo é “cada vez mais importante procurar uma agenda comum ao invés de focar o que difere e o que nos separa”.

Antes de sua nomeação como chefe da AEM, o bispo Efraim atuou por mais de 20 anos como Diretor Nacional do Conselho Filipino de Igrejas Evangélicas e como Presidente dos Serviços Filipinos de Socorro e Desenvolvimento, trabalhando em suporte os pobres e necessitados.

Ecumenismo nas Filipinas

No país, que é 80 por cento católicos romanos, o bispo Efraim Tendero afirma que as relações ecumênicas são muito boas e recentemente foi convidado a abordar um retiro para a conferência episcopal filipina. Existe também uma forte cooperação prática em questões como o tráfico de seres humanos, a luta contra as alterações climáticas, a luta contra a corrupção, a promoção da paz e o desenvolvimento das vítimas dos muitos tufões que afetam a região.

O reverendo Thomas K. Johnson, Embaixador da Liberdade Religiosa da AEM no Vaticano, explicou por que há uma necessidade urgente de unir forças para combater a crescente perseguição de cristãos em todo o mundo.

O reverendo disse ainda que o problema não ocorre especificamente em uma parte do mundo. Afirmou ainda que os últimos três anos podem ter sido os piores em se tratando da perseguição contra a Igreja Cristã.

Para o reverendo Johnson, ainda que haja problemas de discriminação entre evangélicos e católicos em alguns países, os evangélicos sempre se sentiram muito bem-vindos no Vaticano. Embora ninguém espere quaisquer pronunciamentos importantes da reunião de quinta-feira, ele diz que os pequenos passos realizados juntos podem levar “a uma coalizão mais ampla ao longo dos anos” e reforçar a mensagem de que “os cristãos de todas as variedades precisam se proteger mutuamente em público”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo