Papa se encontra com cristãos da Igreja luterana da Finlândia

Delegação da Igreja luterana da Finlândia foi a Roma em peregrinação e teve encontro com o Papa Francisco

Jéssica Marçal
Da Redação

O Papa Francisco encontrou-se nesta segunda-feira, 18, com uma delegação ecumênica da Igreja Luterana da Finlândia, por ocasião da peregrinação anual a Roma na festa de Santo Henrique, padroeiro do país.

O Santo Padre disse que essa peregrinação ecumênica é um sinal eloquente de como luteranos, ortodoxos e católicos descobriram o que têm em comum e, juntos, querem dar testemunho de Jesus. É motivo de gratidão a Deus, lembrou o Papa, os resultados que já foram alcançados no diálogo entre luteranos e católicos.

“Os importantes passos cumpridos juntos estão construindo um sólido fundamento de comunhão de vida na fé e na espiritualidade e as relações são sempre mais permeadas de um espírito de sereno confronto e de fraternidade partilhada”.

Leia também
.: Não se pode prescindir do ecumenismo, diz Papa
.: Ecumenismo do martírio semeia unidade, diz Papa em audiência

Francisco reconheceu que nesse caminho de diálogo ainda existem algumas diferenças no que diz respeito à doutrina e à prática, mas isso não deve desencorajar, e sim estimular o caminho para uma unidade sempre maior.

“Em um mundo muitas vezes dilacerado por conflitos e marcado pelo secularismo e indiferença, todos unidos somos chamados a nos empenharmos em confessar Jesus Cristo, tornando-nos sempre mais testemunhas credíveis de unidade e artífices de paz e de reconciliação”.

A audiência com o Papa nesta manhã coincidiu com o início da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, na Itália. O Santo Padre concluiu o encontro com a oração do Pai Nosso, comum aos cristãos.

No dia 16 de novembro de 2015, o Papa esteve na Igreja Luterana de Roma. Na ocasião, ele reiterou o dom da unidade e a necessidade de pedir perdão pelos casos de divisão

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo