Catequese

Papa: São Basílio ensina os jovens a viverem vida virtuosa e justa

Respirou-se o costumado ambiente festivo na Sala Paulo VI, no Vaticano, na esperada Audiência Geral desta quarta-feira (1º), a primeira depois do regresso do Papa da sua estadia alpina de três semanas. Chegado na quinta-feira à noite a Castelgandolfo, Bento XVI deslocou-se nesta quarta de manhã ao Vaticano para este encontro com milhares de peregrinos provenientes de todo o mundo, incluindo Portugal. Não faltou uma saudação na nossa língua, em que o Papa refere o tema da sua catequese: os escritos de São Basílio, "Padre e Doutor" da Igreja, do século IV. 

"Amados Irmãos e Irmãs:
A Catequese de hoje nos ajuda a refletir sobre os escritos de São Basílio, com os quais esse Santo Doutor da Igreja pede a todos os cristãos um amor total e concreto por Deus e pelo próximo, manifestado por uma dedicação sem reservas à Palavra de Deus, através de uma perfeita vida evangélica.
No ensejo destas reflexões, convido os peregrinos de língua portuguesa, mormente aos portugueses aqui presentes de Évora, de Lisboa e de Matosinhos, que levem deste encontro, com a fé mais avivada, o empenho de dar testemunho d’Aquele que a si próprio se designou a Verdade, Jesus Cristo. E, em Seu nome, vos abençoo".

Na sua catequese mais desenvolvida, em italiano, o Papa referiu, entre as "mensagens importantes" contidas na vida e obra de São Basílio, "antes de mais a insistência no mistério de Deus, princípio de todas as coisas e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, de que nós descobrimos a bondade e sabedoria através das suas criaturas". Por outro lado, observou ainda Bento XVI, "Basílio concede um amplo espaço à obra do Espírito Santo, dom da adoção filial e primícias dos bens eternos, Ele que anima a Igreja e a torna santa. Para ele, é a luz irradiante do mistério divino que se reflete sobre o homem, imagem de Deus, pondo em realce a sua dignidade". "Para Basílio, as obras de caridade são necessárias para manifestar a fé: por elas, os homens servem a Deus, reconhecendo que estes são todos irmãos".

Bento XVI recordou "as palavras fortes e corajosas" que Basílio pronunciava nas suas homilias a propósito do mandamento de amar o próximo como a si mesmo. "Palavras muito atuais, que o revela como um dos pais da doutrina social da Igreja" – acrescentou ainda Bento XVI.

Presente, nesta audiência geral, uma consistente delegação de escuteiros, no primeiro centenário da criação deste movimento, na Inglaterra, da parte de Baden Powell.

O Papa fez também uma saudação especial a um grupo de escoteiros da Europa, presentes na audiência geral, em comemoração aos 100 anos do escotismo. Foi exatamente no dia 1º de agosto de 1907, que teve lugar, na ilha de Brownsea, o primeiro acampamento escoteiro da história.

Uma última palavra, reservou-a Bento XVI, no final da audiência, à grande alegria vivida nestes dias por toda a população iraquiana em razão da vitória da equipe nacional de futebol no Taça da Ásia:

"Trata-se de um sucesso histórico do Iraque, que pela primeira vez se tornou campeão da Ásia – de futebol. Fiquei positivamente impressionado com o entusiasmo que contagiou todos os habitantes, fazendo-os sair à rua para festejar o acontecimento. Como tantas vezes tenho chorado com os iraquianos, nesta circunstância – com eles me alegro.

Esta experiência de jubilosa partilha revela o desejo de um povo de ter uma vida normal e serena. Faço votos que o acontecimento possa contribuir para realizar no Iraque, com o contributo de todos, um futuro de autêntica paz na liberdade e no respeito recíproco. Parabéns!"

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo