Decretos aprovados

Papa reconhece martírio de bispo assassinado por guerrilha colombiana

Dom Jesús Emilio Jaramillo Monsalve foi morto em outubro de 1989; outros sete decretos foram aprovados

Da Redação, com Agência Ecclesia

O Papa Francisco autorizou nesta sexta-feira, 7, a promulgação do decreto que reconhece o martírio de Dom Jesús Emilio Jaramillo Monsalve, bispo colombiano assassinado por guerrilheiros em outubro de 1989, abrindo caminho à sua beatificação.

O bispo de Arauca foi morto por membros do ‘Exército da Libertação Nacional’, da Colômbia, numa zona rural, onde se encontrava em ação missionária.

Francisco reconheceu ainda o martírio de outro sacerdote da Colômbia, país que vai visitar em setembro: o padre Pedro Maria Ramírez Ramos, diocesano, morto em 10 de abril de 1948 em Armero, na sequência da revolução do ‘9 de abril’, que decorreu na sequência do assassinato de Jorge Eliecer Gaitán, candidato à presidência da República.

O Papa também aprovou o decreto sobre as “virtudes heroicas” de Dom Ismael Perdomo (1872-1950), arcebispo de Bogotá. Outro decreto reconhece um milagre atribuído à intercessão da futura beata polaca Ana Chrzanowska (1902-1973), leiga.

A Congregação para as Causas dos Santos publicou ainda os decretos relativos às virtudes heroicas do leigo polaco Luís Kosiba (1855-1939); da fundadora das Irmãs Franciscanas da Puríssima Conceição, irmã Paula de Jesus Gil Cano (Espanha, 1849-1913); da fundadora das Irmãzinhas Apóstolas da Escola Cristã, irmã Maria Elisabetta Mazza (Itália, 1886-1950); e da fundadora da Congregação dos Apóstolos do Coração de Jesus, irmã Maria Crucificada do Amor Divino (Itália, 1892-1973).

Os decretos foram autorizados hoje após reunião do Papa com o prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo