ATLETAS

Papa: promover valores através do esporte

Papa Francisco pede que os atletas testemunhem a força moral da atividade esportiva

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Foto: IPA/ABACA via Reuters

Na manhã deste sábado, 9 de abril, o Papa Francisco recebeu no Palácio Apostólico do Vaticano, os membros do Clube de Canoagem romano “Tevero Remo”. Os integrantes do grupo celebram 150 anos de sua fundação. 

O Santo Padre em sua saudação agradeceu o presidente do clube pela presença e disse que comemoram um momento importante. Francisco falou aos presentes, mas disse que sua mensagem se estende às famílias de cada um e todos que fazem parte desse universo esportivo

“Este aniversário oferece a oportunidade de refletir sobre o significado e o estilo de sua presença na sociedade. Vocês são representantes de uma realidade, cujos integrantes competem em diversas disciplinas, e isso evoca o movimento, a partida. É importante não parar diante dos obstáculos da vida, mas superar as dificuldades com tenacidade, confiança em Deus e em si mesmo e na ajuda dos outros.”

Veja também:

.: Papa: esporte pode abrir caminhos de harmonia entre os povos

Promoção dos valores

O Papa ressaltou que através do esporte, os atletas são chamados a promover os valores da competição saudável, da amizade e da solidariedade. Para difundir uma cultura esportiva que conceba a prática do esporte não apenas como fator de bem-estar físico, mas como ideal de coragem, como ferramenta para o crescimento integral da pessoa.

Segundo o Papa, o clube é um campo de treinamento para a formação humana. E disse: “Encorajo-vos a perseverar para que cultivem, através das várias modalidades desportivas, valores essenciais: o amor à verdade e à justiça, o respeito pela criação, o gosto pelo belo e pelo bem, a procura da liberdade e da paz”. 

Sentido da competição

O Santo Padre lembrou ainda que o mundo do esporte parece sofrer com o condicionamento da lógica do lucro e da competição exasperada, que também pode degenerar em episódios de violência. E é preciso nesse meio testemunhar a força moral da atividade desportiva que ajuda a estabelecer boas amizades e favorece a construção de um mundo mais sereno e fraterno, em que se apoia e se ajuda. Pediu que se cultive também o amadorismo para não cair em outros interesses.

“Em especial a vocês, queridos jovens atletas, desejo que pratiquem o esporte com lealdade e um saudável espírito competitivo. Assim vos ajudará a enfrentar a exigente corrida da vida com coragem e honestidade, com alegria e serena fé no futuro, parando para esperar pacientemente por aqueles que são mais lentos e têm mais dificuldade em caminhar.”

Francisco citou em sua fala final a guerra na Ucrânia e disse que é preciso lembrar da crueldade que pode ser alcançada. O espírito esportivo, esse do seu amadorismo, é uma preparação para não cair nessas coisas, cultivar a amizade humana nos prepara para não cair nessa tragédia e pensar naquelas pessoas que são vítimas dessa tragédia. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo