Bento XVI

Papa preside Missa para monjas em Convento no Vaticano

No período do Advento, onde os católicos se preparam para o Natal, os compromissos do Papa Bento XVI assumem um caráter mais pastoral. Nesta terça-feira, 14, o Santo Padre visitou a Ordem da Visitação e celebrou uma Missa para as sete monjas de clausura do convento "Mater Ecclesiae", nos Jardins Vaticanos.

A cerimônia foi realizada em memória litúrgica de São João da Cruz e pela conclusão do quarto centenário da fundação da ordem.

Na homilia, Bento XVI destacou o pensamento de João da Cruz sobre o Mistério Pascal e as formas na qual Deus se manifestava ao povo no Antigo Testamento. "No centro de sua vida, de fato, há a cruz, amada intimamente. Vivendo a cruz, o santo entendeu que ela é amor e que em seu mistério cumpre-se o mistério do amor", disse o Papa. '"Todo o mistério cristão é único, mesmo que o Santo ponha o acento no Mistério Pascal e na identidade entre cruz e amor".

Versando sobre as formas de manifestações de Deus, o Papa lembrou que no Novo Testamento não são muitos os modos pelo qual Deus fala. "É Jesus, no Cristo que se fez sentir a sua Palavra. Por isto não disse nada mais, mas sua palavra é seu próprio Filho. Nele a humanidade pode conhecer seu vulto, o vulto de Deus trinitário". Neste sentido, conforme o Santo Padre, a vocação do homem é entrar nesta totalidade, é ser tocado e penetrado interiormente pela riqueza do dom que é o próprio Deus.

A Missa foi concelebrada pelos dois secretários pessoais do Santo Padre, os monsenhores Georg Gänswein e Alfred Xuereb, além de Peter Bryan Wells, assessor, e por alguns prelados da Secretaria de Estado: Dom Giampiero Gloder,  Dom Walter Erbì, Dom Mark Dom Gerard Miles, Dom Winfrid König e Dom Markus Heinz. Com eles estava presente também o assistente geral da ordem da Visitação, padre salesiano Valentín Viguera.

No fim de sua visita às irmãs da Visitação, o Santo Padre recebeu da superiora do mosteiro, irmã Maria Begoña Sancho, uma cruz em prata, feita como aquelas que usam as monjas provenientes de Annecy, França, contendo relíquias de São Francisco de Sales, de Santa Joana de Chantal e de Santa Margarida Alacoque. A superiora também entregou ao Papa objetos sacros feitos para as igrejas pobres: 400 alvas, 400 faixas, 600 purificadores, 900 rosários, 400 cópias em francês da " Introduction à la vie dévote" (Introdução à vida devota) de Francisco de Sales e 2.800 escapulários do Sagrado Coração.

O convento internacional de vida contemplativa no Vaticano foi um desejo do Papa João Paulo II. Os turnos são confiados a diversas ordens femininas por cinco anos. As monjas da Ordem da Visitação estão no convento desde 7 de outubro de 2009.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo