APÓS O ANGELUS

Papa pede por fim dos conflitos entre Israel e Hamas e no Sudão

Francisco recordou guerra civil no país africano e pediu “que as armas parem” no Oriente Médio, expressando sua proximidade aos povos que sofrem

Da Redação, com Vatican News

Papa Francisco faz apelos após oração do Angelus / Foto: Reprodução REUTERS

Após rezar a oração do Angelus com os fiéis reunidos na Praça São Pedro neste domingo, 12, o Papa Francisco voltou a fazer apelos pela paz no mundo. O Pontífice recordou principalmente a guerra civil no Sudão e o conflito entre Israel e o grupo radical Hamas no Oriente Médio.

Sobre a situação do país africano, o Santo Padre contextualizou que “há vários meses que o Sudão está mergulhado numa guerra civil que não dá sinais de diminuir”. Ele citou a grande quantidade de vítimas do conflito, milhões de pessoas deslocadas internamente e refugiados nos países vizinhos e uma situação humanitária muito grave.

Francisco expressou sua proximidade à população do país e pediu às autoridades que “promovam o acesso à ajuda humanitária e, com a contribuição da comunidade internacional, trabalhem para encontrar soluções pacíficas”. Ele também pediu aos fiéis que não esqueçam de rezar por estes irmãos.

Guerra no Oriente Médio

Voltando-se para o conflito entre Israel e o Hamas, o Papa afirmou que pensa diariamente na situação vivida na região. Da mesma forma que aos sudaneses, ele garantiu: “estou próximo de todos aqueles que sofrem, palestinos e israelenses. Eu os abraço neste momento de escuridão. E rezo muito por eles”.

“Que as armas parem, elas nunca trarão paz, e que o conflito não se amplie! Chega! Chega irmãos! Chega!”
– Papa Francisco

Na sequência, o Pontífice clamou pelo fim da guerra, bradando que as armas parem para que a guerra não se amplie ainda mais. Sobre a região de Gaza, ele solicitou que os feridos sejam atendidos, os civis sejam protegidos e a ajuda humanitária seja efetivamente enviada aos locais de conflito.

O Santo Padre pediu ainda, mais uma vez, pela libertação dos reféns. “Todo ser humano, seja cristão, judeu, muçulmano, de qualquer povo ou religião, todo ser humano é sagrado, é precioso aos olhos de Deus e tem o direito de viver em paz. Não percamos a esperança: oremos e trabalhemos incansavelmente para que o senso de humanidade prevaleça sobre a dureza dos corações”, concluiu.

Orações pela COP 28

Francisco também solicitou aos fiéis presentes para que rezem pela 28ª Conferência das Nações Unidas para o Clima (COP 28), que acontecerá entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O Papa se fará presente neste evento, entre os dias 1º e 3 de dezembro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo