O Papa Bento XVI nomeou o presidente da Cáritas Espanhola, Rafael do Rio Sendino, como membro do Pontifício Conselho «Cor Unum» para o quinquénio 2007-2012.
A nomeação papal, datada de 24 de Abril, foi notificada a Rafael del Río pelo próprio presidente de «Cor Unum», o arcebispo Paul Josef Cordes.
Rafael del Río Sendino nasceu na Palestina em 26 de Setembro de 1940. Foi nomeado presidente da Cáritas Espanhola em 10 de Março de 2005.
O Pontifício Conselho «Cor Unum» foi criado pelo Papa em 1971 com a missão de expressar a solicitude da Igreja Católica pelos necessitados, para que se favoreça a fraternidade humana e seja manifestada a caridade de Cristo.
Os seus objetivos passam por atuar como instrumento executivo do Papa perante iniciativas humanitárias em caso de calamidade ou no campo da promoção humana integral. Promover também a catequese da caridade e estimular os fiéis a dar testemunho concreto da caridade evangélica.
Por último o Pontifício Conselho «Cor Unum» visa favorecer e coordenar as iniciativas das instituições católicas mediante o intercâmbio de informações no espírito de fraterna colaboração, com o fim de favorecer o desenvolvimento integral das pessoas menos favorecidas.