Reforma administrativa

Papa não quer demissões, explica cardeal George Pell

O Prefeito da Secretaria para a Economia do Vaticano, em entrevista, destacou que as reformas administrativas acontecerão lentamente e no total respeito às pessoas

Da Redação, com Agências

george_pell_demissões_papa

O cardeal informou que o Pontífice não exclui mudanças de setor e posição, mas não quer demissões /Foto: Rádio Vaticano

“O Santo Padre disse muito claramente que não quer demissões” no Vaticano. Foi o que afirmou o Prefeito da Secretaria para a Economia, Cardeal George Pell, em entrevista à imprensa. Segundo o cardeal, o pontífice não exclui mudanças de setor e cargos e talvez ofertas para aposentadoria antecipada, com incentivos financeiros, porém as demissões não estão autorizadas.

O cardeal australiano  falou sobre o assunto ao ser indagado sobre as atuais reformas administrativas no Estado do Vaticano, como já ocorreram no Instituto para Obras Religiosas (IOR), o chamado “Banco do Vaticano”.

Segundo George Pell, as mudanças serão realizadas  “lentamente, com sensibilidade, respeitando as pessoas”. O prefeito revelou ainda ter  aprendido sobre finanças “a campo, trabalhando na administração das instituições da Igreja durante 40 anos” e que desde os tempos de estudante já atua na área.

“Fui encarregado pela livraria do Colégio da Propaganda Fidei, que estava falida e era boicotada por 30 grupos editoriais, pois não podia pagar as dívidas. Eu dei uma reviravolta nesta situação, simplesmente deixando de comprar livros que ninguém encomendava”, explicou.

O objetivo das mudanças em andamento, no Vaticano – observou –, é o de “melhorar a coordenação, a transparência e a eficiência das finanças, evitando confusão e o controle por parte de poucos”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo