Mensagem para JMJ 2011

Papa incentiva jovens a dialogar com Cristo: "Falai com Ele"

"Iniciai e cultivai um diálogo pessoal com Jesus Cristo, na fé. […] Falai com Ele na oração, confiai n'Ele. Nunca vos trairá", assegura Bento XVI aos jovens do mundo todo.

A Mensagem do Papa para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2011 foi divulgada na manhã desta sexta-feira, 3. O encontro acontecerá de 16 a 21 de agosto do próximo ano em Madri, capital da Espanha, com um público estimado de 2 milhões de pessoas.

Acesse
.: Mensagem do Papa para a JMJ 2011

O tema da JMJ 2011 é "Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé" (Col 2, 7). O texto de Bento XVI está dividido em seis partes: 1 – Nas fontes de vossas maiores aspirações; 2 – Enraizados e edificados em Cristo; 3 – Firmes na fé; 4 – Crer em Jesus Cristo sem vê-Lo; 5 – Sustentados pela fé da Igreja, para ser testemunhas e 6 – Rumo à Jornada Mundial de Madri.

Na Mensagem, o Santo Padre expressa seu desejo de que todos os jovens do mundo, crentes ou não, pudessem viver a experiência do encontro pessoal com Jesus.

Bento XVI expõe fatos de sua própria história de vida para salientar que os jovens buscam aquilo que seja grande, que mire o infinito. O Bispo de Roma aproveita para indicar um dos riscos da tendência cultural dominante de relegar Deus a um segundo plano e a fé apenas à esfera privada.

"O relativismo que se difundiu, e para o qual tudo dá no mesmo e não existe nenhuma verdade, nem um ponto de referência absoluto, não gera verdadeira liberdade, mas instabilidade, desajuste e um conformismo com as modas do momento", alerta.

Conheça a história das JMJ

Sobre o tema

O Papa ensina que estar enraizado em Cristo "significa responder concretamente ao chamado de Deus, confiando-se a Ele e colocando em prática Sua Palavra". Ao mesmo tempo, ressalta que ter Cristo ao lado garante a força necessária para enfrentar as dificuldades da vida:

"Continuamente apresentar-vos-ão propostas mais fáceis, mas vós mesmos percebereis que se revelam como enganosas, não dão serenidade nem alegria. Somente a Palavra de Deus mostra-nos o caminho autêntico, somente a fé que nos foi transmitida é a luz que ilumina o caminho".

Sobre estar firme na fé, o Santo Padre destaca que é preciso estar bem fundamentado para resistir às ideias contrárias ao Evangelho:

"Há uma forte corrente de pensamento laicista que deseja afastar Deus da vida das pessoas e da sociedade, lançando as bases e tentando criar um 'paraíso' sem Ele. Mas a existência ensina que o mundo sem Deus converte-se em um 'inferno'. […] Ao contrário, quando as pessoas e os povos acolhem a presença de Deus, […] constrói-se concretamente a civilização do amor, onde cada um é respeitado em sua dignidade e cresce a comunhão, com os frutos que isso implica".

Arquivo
Bento XVI durante a JMJ 2008, em Sidney (Austrália), anuncia a próxima sede: jovens espanhóis festejam

Cruz e visão

"A cruz geralmente provoca medo, porque parece ser a negação da vida. Na verdade, é o contrário. […] Quero convidar-vos a acolher a cruz de Jesus, sinal do amor de Deus, como fonte de vida nova. Sem Cristo, morto e ressuscitado, não há salvação", sublinhou.

Sobre a experiência de fé do apóstolo Tomé, o Santo Padre indicou: "Também nós gostaríamos de poder ver a Jesus, poder falar com Ele, sentir mais intensamente ainda sua presença. […] Também para nós é possível ter um contato sensível com Jesus, colocar, por assim dizer, a mão nos sinais de Sua Paixão, os sinais de seu amor. Nos Sacramentos, Ele vem até nós de uma forma particular, entrega-se a nós".

Fé e caminho com Deus

"A fé cristã não é somente crer na verdade, mas, sobretudo, é uma relação pessoal com Jesus Cristo. O encontro com o Filho de Deus proporciona um dinamismo novo a toda a existência. Quando começamos a ter uma relação pessoal com Ele, Cristo revela-nos nossa identidade e, com sua amizade, a vida cresce e realiza-se em plenitude", afirmou.

Bento XVI também disse que a vitória que nasce da fé é a do amor, e que Cristo é o bem mais precioso que se tem para compartilhar com os outros. "A escolha de crer em Deus e segui-Lo não é fácil. Vê-se obstaculizada por nossas infidelidades pessoais e por muitas vozes que nos sugerem vias mais fáceis. Não vos desanimeis, buscai o apoio da comunidade cristã, o apoio da Igreja".

Por fim, expressou:

"Queridos jovens, a Igreja conta convosco. Necessita de vossa fé viva, vossa caridade criativa e o dinamismo de vossa esperança. Vossa presença renova a Igreja, rejuvenesce-a e lhe dá um novo impulso. Por isso, as Jornadas Mundiais da Juventude são uma graça não somente para vós, mas para todo o Povo de Deus".

.: Veja + fotos da preparação para a JMJ 2011 no Flickr

Assista ao vídeo oficial da JMJ 2011

Veja também
.: ASSISTA à nova campanha da JMJ 2011 – "Um ano passa voando"
.: Site oficial da JMJ 2011

Leia mais

.: JMJ 2011 lança nova campanha em vídeo
.: Jornada Mundial da Juventude: falta 1 ano para encontro em Madri
.: Papa explica significado da Jornada Mundial da Juventude
.: Jornada Mundial da Juventude 2011: inscrições estão abertas
.: Jornada Mundial da Juventude 2011: assista vídeo de apresentação
.: JMJ e visitas do Papa terão apoio do governo, garante Zapatero
.: Comissão vaticana aprova hino da JMJ 2011
.: Papa recebe boné comemorativo à JMJ 2011
.: Assista: Encontro do Papa com jovens na Praça de São Pedro
.: "Somos chamados à eternidade", recorda Papa aos jovens
.: Próxima Jornada Mundial da Juventude pode ser no Brasil, diz bispo

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo