Roma

Papa Francisco visitará a paróquia romana de São Júlio

Paróquia de São Júlio foi restaurada após três anos, devido a desmoronamento do sótão

Da redação, com Vatican News

No próximo domingo, 7, o Papa Francisco visitará a Paróquia romana de São Júlio, situada no Monteverde, após os trabalhos de reestruturação da sala litúrgica.

O Pontífice chegará por volta das 15h45 e será acolhido pelo vigário do Papa para a Diocese de Roma, cardeal Angelo De Donatis, pelo bispo auxiliar do setor Oeste, dom Paolo Selvadagi, pelo pároco pe. Dario Frattini, e pelo pe. Rinaldo Guarisco, superior geral dos Cônegos Regulares da Imaculada Conceição, aos quais é confiada a paróquia.

Comunidade de São Júlio retorna à sua igreja

A comunidade de São Júlio retorna à sua igreja, renovada e consolidada, após três anos passados numa estrutura coberta de lona, por causa do desmoronamento do sótão. O Papa Francisco celebrará a primeira missa na sala litúrgica com o Rito de Dedicação do Altar.

Antes da missa, o Papa encontrará vários grupos que formam a comunidade paroquial: primeiramente os doentes, numa sala no andar térreo. No andar de acima, se encontrará com as pessoas que contribuíram na realização do presépio vivo, que nos últimos dois anos foi criado pelos fiéis de São Júlio em Porta Asinaria, com o objetivo de angariar fundos para as obras.

A seguir, Francisco se encontrará com os recém-casados e com as pessoas que estão fazendo o curso de preparação ao matrimônio. Depois, encontrará a realidade da Caritas, com seus voluntários e pessoas ajudadas por esse organismo, dentre as quais quatro sem-teto, acolhidos na paróquia durante o frio intenso.

Depois, o Papa irá ao oratório. “Debaixo de uma tenda”, disse o pároco pe. Dario Frattini, “Francisco encontrará os membros do Departamento de construção do Vicariato de Roma, da empresa que realizou as obras de reconstrução e consolidação, e todos os trabalhadores.”

Presente especial para o Papa

Debaixo da estrutura coberta de lona que durante três anos acolheu os fiéis, estarão esperando o Papa os grupos do catecismo, Batismo, Comunhão e Crisma, e os familiares das crianças, num total de mais de trezentas pessoas. Depois, o Pontífice saudará os sacerdotes, confessará alguns fiéis e presidirá a missa com o Rito de Dedicação do Altar.

“Preparamos um presente especial para o Papa”, sublinhou o pároco. “Todas as ofertas desse Domingo de Quaresma serão destinadas ao projeto da Caritas diocesana em favor dos sem-teto. Entregaremos a soma arrecadada diretamente nas mãos do Santo Padre”, disse pe. Frattini.

O projeto original da Paróquia de São Júlio remonta a 1956. Em 2015, a cobertura da Igreja manifestou “uma flexão acentuada”, explicam os membros do Departamento de construção do Vicariato de Roma, tornando necessária a sua segurança imediata.

Após as investigações realizadas nas estruturas de concreto armado da igreja, foi elaborado um projeto articulado de reestruturação e adaptação sísmica, que envolveu a consolidação de todos os 24 pilares, o reforço de algumas vigas existentes e a demolição e construção a partir do zero de duas vigas e do sótão da parte central do salão eclesial.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo