Papa Francisco encontrará um velho amigo padre no Equador

Jorge Mario Bergoglio e o padre Paquito se conhecem desde muito tempo, quando o atual Papa era Provincial dos Jesuítas, na Argentina

Rádio Vaticano

O Papa Francisco encontrará com seu velho amigo, padre Paquito, jesuíta de mais de 90 anos, em Guaiaquil, no Equador. O Presidente do Episcopado equatoriano (CEE), Dom Fausto Trávez, afirmou em coletiva de imprensa, que Jorge Mario Bergoglio e o padre Paquito se conhecem desde quando o atual Papa era Provincial dos Jesuítas na Argentina.

Padre Francisco Cortes, mais conhecido como “Padre Paquito”, foi, por muitos anos, diretor espiritual do Colégio Javier, local onde o Pontífice visitará dia 6 de julho, durante sua viagem Apostólica ao Equador.

Leia mais
.: Veja programa do Papa na viagem ao Equador, Bolívia e Paraguai

Padre Paquito conhece Bergoglio desde 1980, quando o então Provincial dos Jesuítas ali estivera por duas vezes naquela década. O sacerdote espanhol, que comemorará seus 91 anos no dia 10 de julho ao lado do atual Papa, chegou ao Colégio Jesuíta de Guaiaquil há mais de 50 anos.

No início de 1980, em Guaiaquil, havia uma simples Casa de Jesuítas, de apenas doze quartos, onde Jorge Mario Bergoglio passou três dias. Como Provincial da Companhia de Jesus, escolheu aquele lugar como Casa de Formação dos jovens jesuítas, entre os outros colégios do Equador.

Em sua segunda visita ao atual Colégio Javier, Bergoglio levou consigo dois primeiros jovens argentinos. Padre Paquito se encontrou com o atual Papa, pela terceira vez, quando estes dois jovens jesuítas receberam a ordenação sacerdotal, alguns anos mais tarde, em Buenos Aires.

Durante a sua permanência em terras argentinas, o Papa Francisco sempre esteve ao lado do Padre Paquito, vigilava pelo seu bem-estar, e, no dia da sua partida para Guaiaqui, o então professor Bergoglio faltou a duas lições para acompanhar seu amigo ao aeroporto, com o carro do colégio.

Satisfeito, Padre Paquito, que havia formado numerosos jovens estudantes, no Colégio Javier, regressa a Guaiaquil, recordando com emoção do velho amigo Bergoglio, que o define como ”homem sensível e amável”.

Durante sua Viagem ao Equador, de 5 a 8 de julho, o Santo Padre Papa celebrará Missa em Guaiaquil, no qual almoçará no Colégio Javier, com a Comunidade dos Jesuítas e com o Padre Paquito.


adailton

Adailton Batista é missionário da Comunidade Canção Nova desde 2009. Nasceu na cidade de Janaúba, MG. Atua como Gerente de mídias sociais e produtor de conteúdo do portal cancaonova.com. Estudante de jornalismo na Faculdade Canção Nova, é também autor do blog.cancaonova.com/metanoia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo