Vaticano

Papa Francisco: conforto e ajuda aos mais pobres, sem distinção

Membros do Círculo São Pedro, sodalício que tem 150 anos de fundação, foram recebidos pelo Papa no Vaticano

Da redação, com Vatican News

Papa recebeu membros do Círculo São Pedro na manhã desta quinta-feira, 28./ Foto: Vatican Media

“A benemérita instituição de vocês, mesmo presente há muito tempo no tecido social romano, traz em si ideais evangélicos e uma vitalidade que a tornam ainda hoje idônea a oferecer uma válida contribuição também no campo do acolhimento e do apostolado da caridade.”

Com essas palavras, Francisco dirigiu-se aos sócios do Círculo São Pedro recebidos pelo Pontífice – cerca de 400 deles – ao meio-dia desta quinta-feira, 28, na Sala Clementina, no Vaticano, por ocasião dos 150 anos de fundação do sodalício.

Braço operoso da caridade do Papa

Recordando este sesquicentenário, o Santo Padre destacou que o Círculo São Pedro teve início em 1869 por iniciativa de alguns jovens romanos, animados pelo desejo de testemunhar auxílio concreto e fidelidade incondicionada ao Papa Pio IX, num tempo de incompreensões entre Igreja e Estado.

“Essa fidelidade se manifestou mediante gestos de solidariedade em favor dos pobres de Roma”, disse o Pontífice, acrescentando que o Círculo se tornou desse modo a ‘longa manus’ do Papa para com as faixas mais indigentes da população.

Oração, ação, sacrifício

Louvando a Deus pelo bem realizado nestes 150 anos e agradecendo aos Sócios de ontem e de hoje, o Papa ressaltou que neste longo período de sua existência jamais faltou ao Círculo suas linhas programáticas originárias, sintetizadas em três elementos fundamentais: oração, ação, sacrifício.

Tendo-os encorajado a prosseguir com renovado entusiasmo, Francisco quis chamar a atenção deles para um desses três pontos fundamentais: a oração.

“Se no irmão que encontramos Jesus está presente, então a atividade de voluntariado pode tornar-se uma experiência de Deus e de oração”, disse o Pontífice.

“Não se esqueçam da força e da importância da oração para vocês e para todos aqueles que estão engajados no trabalho caritativo: este requer ser alimentado com oportunas pausas de oração e de escuta da Palavra de Deus.”

Fidelidade a Cristo e relação pessoal com Ele na oração

O segredo da eficácia de todo projeto de vocês é a fidelidade a Cristo e a relação pessoal com Ele na oração. “Assim vocês estarão prontos a socorrer aqueles que hoje vivem em condições de dificuldade ou de abandono”, acrescentou o Papa:

“Nossa vida de todos os dias deve ser permeada pela presença de Jesus, sob cujo olhar devemos colocar também os sofrimentos dos enfermos, a solidão dos anciãos, os temores dos pobres, as fragilidades dos excluídos.”

Dar atenção às novas pobrezas

Também em nossos dias o precioso serviço de vocês “quer ser expressão e testemunho vivo do amor que a Igreja e em particular a Santa Sé dedicam aos pobres e aos sofredores”, acrescentou Francisco exortando-os a “dar grande atenção às novas pobrezas buscando, em toda situação de dificuldade, oferecer conforto e auxílio aos mais pobres, sem distinção.”

“Indo ao encontro dos pobres, levando alívio aos enfermos e aos sofredores, vocês servem Jesus, o qual assegurou: ‘Tudo aquilo que fizestes a um destes meus pequeninos, a mim o fizestes! (Mt 25, 40).”

Num tempo de grandes mudanças e de persistente precariedade econômica, disse ainda, “em que a comunidade eclesial se sente chamada a anunciar novamente a mensagem cristã e sua força de humanização, vocês devem ser conscientes de que sua obra tem ainda um papel importante a ser desempenhado”.

Francisco concluiu agradecendo por tudo que fazem e pelo óbolo de São Pedro, sinal ulterior de abertura às pessoas em dificuldade. “Ao mesmo tempo, é uma participação concreta com a preocupação da Sé Apostólica em responder às crescentes urgências da Igreja especialmente nos países mais pobres”, disse por fim.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo