Leonardo Meira
Da Redação, com L’Osservatore Romano
Bento XVI enviou uma mensagem de feliz aniversário ao Rabino emérito de Roma, Rav Elio TOAFF, que completa 95 anos.”Desejo unir-me a quantos se congratulam convosco pelos dons que a misericórdia do Altíssimo Vos doou em uma existência longa e fecunda de bens”, salientando, a partir de um trecho do Salmo 23, que o Senhor guiou a alma do Rabino ainda que no vale escuro, “na hora da perseguição e extermínio do povo judeu”.
Acesse
.: Mensagem de Bento XVI pelo aniversário do Rabino emérito de Roma
“Meu desejo é que se cumpram para Vós as palavras conclusivas do mesmo Salmo: ‘Bondade e fidelidade hão de seguir-me durante todos os dias de minha vida, habitarei na casa do Senhor por todos os meus dias’. Shalom!”
TOAFF foi Rabino chefe de Roma por cinquenta anos, entre 1951 e 2001, além de personagem de primeiro plano da vida italiana na segunda metade do Século XX.
De modo substancial, ele trouxe o mundo hebraico italiano para a Itália de hoje, após os anos difíceis do pós-guerra: um quarto do rabinato italiano destruído pela Shoah, os judeus empenhados em uma reconstrução dificílima, após anos de perseguição e os desastres do ponto de vista da organização comunitária e da coesão interna.
TOAFF foi, após os anos setenta, o protagonista do reingresso total e pleno dos judeus na sociedade e na cultura italiana. Ele soube, certamente não sozinho, mas seguramente em um papel de destaque, reinserir o mundo hebraico em dois novos contextos que se abrim, aquele da construção da memória da Shoah e das novas relações que eram determinadas a partir do Concílio Vaticano II e da declaração Nostra aetate, entre judeus e a Igreja Católica.