Papa convida fiéis a viverem a Palavra de Deus no dia a dia
Reportagem de Emerson Tersigni e Messias Junqueira
Neste mês de Janeiro, o Papa Leão XIV faz um convite direto aos católicos: deixar que a Palavra de Deus oriente decisões, atitudes e relações. A leitura orante das Sagradas Escrituras surge como um caminho simples para fortalecer a fé e a vida espiritual no dia a dia.
Já estamos quase na metade do mês, terceira semana do novo ano. Que tal hábitos novos como acompanhar e acolher os direcionamentos do Papa Leão para o crescimento espiritual? Isso é possível a partir do projeto “Reza com o Papa”, que em janeiro tem a Bíblia como destaque: alimento no cansaço da vida e esperança na escuridão.
“Papa Leão tem feito isso. Vai começar a fazer isso de maneira mais próxima ainda para que o povo de Deus tenha acesso, experimente a Palavra e tenha ali a a a receba as graças a partir da palavra de Deus”, disse o missionário da Comunidade Canção Nova, padre Márcio Prado.
Lugar privilegiado de encontro com Cristo. Com esta definição, Papa Leão XIV quer inspirar os fiéis para um mês de janeiro de intimidade com as Sagradas Escrituras. A Canção Nova contribui diretamente com este processo a partir de um método de estudo bíblico desenvolvido por padre Jonas Abib.
“Padre Jonas, ele ensina através desse livro “A Bíblia foi escrita para você”. Ele põe ali pontos muito fáceis, de fazer a leitura, de ruminar, ou seja, de refazer a leitura e de identificar ali as ordens, as promessas, os princípios eternos que tem ali na Palavra de Deus. O mais importante, como colocar a palavra de Deus em prática”, retomou padre Márcio.
Estes jovens já colocam em prática o método, atitude essencial para seguirem em frente na missão. “De acordo com a minha rotina, que são por conta da produção, cada dia um dia diferente, não é uma escala fixa. Eu vou buscando trazer assim nos momentos livres assim”, contou a produtora do Programa PHN, Maria Luísa Ferreira dos Santos.
“Antes eu pensava, agia e se desse ruim, ok, se desse bom também. E hoje eu consigo ter a Palavra de Deus como um discernimento”, falou a estudante, Angelina Coelho de Souza.
Janeiro como tempo de decisão, descoberta do vigor espiritual da palavra, pois tudo pode ser mudado pela força da oração. “E Ele responde, Senhor, pesquei a noite toda, nada peguei, mas em obediência à tua palavra eu o farei. E aí acontece a pesca milagrosa. Ali Pedro, ele é chamado. Ali ele decide seguir a Cristo. Então, de fato, se a gente deseja ter esse contato com a Palavra de Deus, como o nosso Papa nos pede nesse mês de janeiro, traz na intenção de oração, parte primeiro dessa abertura. Que pela Palavra do Senhor nós estejamos dispostos a realizar aquilo que ele nos pede”, concluiu o jornalista e membro dos Jovens Sarados, Gabriel Fontana.