O Papa Bento XVI ouviu com grande pesar os resultados da Comissão irlandesa de investigação instituída para indagar sobre os casos de abusos contra menores por parte de membros do clero da Arquidiocese de Dublin. As informações foram apresentadas ao Santo Padre nesta sexta-feira, 11, por uma delegação de bispos da Irlanda.
Segundo comunicado oficial da sala de imprensa da Santa Sé, o Pontífice, após "um atento estudo do relatório", expressou mais uma vez "o seu profundo pesar pelas ações de alguns membros do clero que traíram suas solenes promessas feitas a Deus, bem como a confiança neles depositada por parte das vítimas e de seus familiares, e por parte da sociedade em geral".
A nota afirma que "o Santo Padre partilha a ofensa, a traição e a vergonha sentidas por tantos fiéis na Irlanda, e une-se a eles na oração neste momento difícil na vida da Igreja", ao mesmo tempo em que convida os católicos irlandeses e no mundo inteiro "a se unirem a ele na oração pelas vítimas, por suas famílias e por todos aqueles que são atingidos por esses crimes ferozes".
No comunicado, Bento XVI "assegura a todos os interessados que a Igreja continuará seguindo a grave questão com a máxima atenção, a fim de compreender melhor como tais vergonhosos eventos tenham se verificado e o melhor modo para desenvolver estratégias eficazes de modo a evitar que os mesmos venham a repetir-se".
A nota reitera ainda que a Santa Sé "leva muito a sério as questões centrais mencionadas pelo relatório, e as questões relacionadas à condução dos responsáveis pela Igreja local que têm a responsabilidade última no cuidado pastoral das crianças".
O comunicado se conclui anunciando a intenção do Papa de enviar uma carta pastoral aos fiéis irlandeses, na qual pretende "indicar claramente as iniciativas a serem adotadas em resposta à situação"; e com um último convite do Santo Padre dirigido a todos aqueles que – lê-se – "dedicaram a sua vida ao serviço generoso às crianças", para que perseverem "em suas boas obras, imitando o Cristo Bom Pastor".
Leia mais
.: Dom Cláudio Hummes condena pedofilia no ministério sacerdotal
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com