Bento XVI enviou ontem, quinta-feira, um telegrama aos participantes do Encontro Mundial de Escotismo, que está se realizando em Chelmsford, na Inglaterra, por ocasião do centenário do primeiro campo escoteiro aberto pelo general inglês Robert Baden-Powell, na ilha de Brownsea.
No telegrama _ assinado pelo cardeal secretário de Estado, Tarcisio Bertone _ Bento XVI exorta os "escoteiros do mundo inteiro a se comprometerem sempre pelo bem dos jovens".
O evento teve início no dia 27 de julho passado e se concluirá no dia 8 do corrente. Estão reunidos cerca de 40 mil jovens provenientes de várias partes do mundo para celebrar os 100 anos da fundação do escotismo.
"Num tempo no qual muitos jovens estão confusos e desorientados _ ressalta o pontífice no telegrama _ os escoteiros são chamados a continuar oferecendo seu serviço inestimável."
"Uma obra _ lê-se no telegrama _ que permitiu a milhões de jovens que se tornassem adultos livres, generosos e responsáveis, fazendo bom uso dos talentos dados por Deus e colocando-os a serviço dos irmãos."
A mensagem do papa foi lida ao final de uma grande celebração eucarística realizada no Parque de Chelmsford, onde se realiza o encontro. A celebração foi presidida pelo cardeal-arcebispo de Westminster, Cormac Murphy-O'Connor, que agradeceu aos escoteiros pelo compromisso de criar um mundo melhor. "A Igreja _ sublinhou o purpurado _ precisa da generosidade, da fé e do amor de vocês pelo futuro."