São 300 anos de coroação da imagem milagrosa de Nossa Senhora de Jasna Gora, padroeira da Polônia
Da Redação, com Rádio Vaticano
O Papa Francisco enviou neste sábado, 26, uma mensagem em memória aos 300 anos de coroação da imagem de Nossa Senhora de Jasna Gora, que aconteceu em 8 de setembro de 1717.
Em sua mensagem, o Papa cumprimenta e abençoa os peregrinos que estão em peregrinação no Santuário de Jasna Gora a fim de venerar o quadro de Nossa Senhora da Virgem Negra, Padroeira da Polônia. “Se Czestochova está no coração da Polônia, significa que a Polônia tem um coração materno; significa que toda palpitação da vida acontece com a Mãe de Deus. A ela, os peregrinos costumam confiar tudo: o passado, o presente, o futuro, as alegrias e as aflições da vida pessoal e nacional”, disse o Santo Padre.
O Santo Padre recorda que ele também teve a graça de ir em peregrinação ao Santuário mariano de Czestochova, ano passado, por ocasião dos 1050 anos do Batismo da Polônia. E referindo-se ao jubileu da coroação da imagem mariana, disse:
“Há 300 anos, o Papa permitiu que a imagem da Virgem de Jasna Gora fosse coroada como Rainha da Polônia. Ela é uma Mãe verdadeira, que traz o rosto marcado pelos sofrimentos”.
Francisco recordou ainda que o Jubileu é um “momento favorável para que ninguém se sinta órfão, mas ao contrário, mas lembre-se que Maria “está sempre ao nosso lado, nas tribulações e nas alegrias”.
Francisco conclui sua mensagem recordando que Nossa Senhora, acompanha o povo de Deus com a sua materna proteção. E a todos os peregrinos, que visitam o Santuário de Czestochova, na memória litúrgica de Nossa Senhora de Jasna Gora, o Papa concede sua Bênção Apostólica.