Fazenda da Esperança

Papa entregará lote comemorativo da Bíblia da Criança

O Vaticano confirmou mais um ato cerimonial durante a visita que o Papa fará ao Brasil entre os dias 9 e 13 de maio. Na ocasião de sua passagem pela Fazenda da Esperança, em Guaratinguetá, no dia 12, Bento 16 irá entregar um lote comemorativo da Bíblia da Criança que simboliza a tiragem de 10 milhões de exemplares da publicação no Brasil, editada desde 1979 pela entidade católica de caridade internacional Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).

A confirmação chegou por meio da sede da entidade, situada em Königstein, na Alemanha, que encaminhou o documento do Vaticano à AIS-Brasil, em São Paulo, confirmando o ato de entrega da edição comemorativa da publicação. O Santo Padre irá distribuir os exemplares da Bíblia da Criança para quatro crianças cujos pais estão em recuperação na Fazenda da Esperança.

Utilizada como material didático na catequese de crianças e de comunidades carentes e distantes, a Bíblia da Criança é distribuída no Brasil em três línguas: Português, Guarani e Tukano (língua utilizada pelos índios Tukanos – grupo étnico da população indígena localizada ao longo das margens do Alto Rio Negro)

Somando os 10 milhões de exemplares da Bíblia da Criança em português no Brasil, a AIS já distribuiu por toda a América Latina cerca de 24 milhões de exemplares, editados em Espanhol, Francês, Inglês e, assim como no Brasil, em algumas línguas indigenas de povos locais como Aymara e Guarayo (Bolívia), Creol (Haiti), K’iche e Ixil (Guatemala), Mapudungun (Chile), Maya (México), Misquito (Nicarágua), Quechua-Cusco (Peru), entre outras.

Desde 1979 já foram impressas pela AIS mais de 43 milhões de cópias em 153 idiomas, distribuídas para crianças da América Latina, África, Ásia e Leste Europeu, por meio do suporte dos benfeitores da entidade; um deles, o próprio Bento 16. Como Cardeal, Joseph Ratzinger foi doador da AIS por 15 anos e declarou, em junho de 2002, que a entidade é uma das mais importantes obras de caridade, com serviços prestados em diversos países.“A Obra fundada pelo padre Werenfried é um presente de Deus para nossos tempos. O mundo está faminto e sedento para testemunhar o renascimento do Senhor por meio dos homens que pregam a fé e também pelos homens que ajudam os mais necessitados”, acrescentou o então Cardeal Ratzinger.

Além da distribuição da Bíblia da Criança no Brasil, a AIS também apóia inúmeros projetos da Igreja no país, entre eles, o auxílio destinado à Fazenda da Esperança, fundada pelo alemão Frei Hans Stapel. “Sem o fundamental apoio que recebemos da AIS ao longo de nossa existência, não conseguiríamos dar continuidade às nossas atividades de auto-suficiência e certamente nossos jovens não contariam mais com este centro de recuperação”, definiu Frei Hans.

A Fazenda da Esperança atualmente abriga cerca de 300 dependentes de drogas e álcool. Orientado pelo Frei Hans, com o auxílio de religiosas e membros da comunidade, o esforço de recuperação é fundamentado na experiência concreta do Evangelho como caminho de mudança de mentalidade e no trabalho como fonte de comunhão e sustento.

Sobre a AIS

A AIS está oficialmente vinculada ao Vaticano, na Congregação Pontifícia para o Clero, e faz parte do Conselho Pontifício Cor Unun, que congrega as principais obras católicas filantrópicas internacionais.

A entidade mantém escritórios na Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Irlanda, Itália, Polônia, Portugal e Reino Unido. A partir destes escritórios financia projetos pastorais em 145 países. A auditoria geral da AIS é feita pela Ernest & Young e toda a parte de projetos é auditada também pelo governo alemão.

Fundada em 1947 pelo padre holandês Werenfried Van Straaten, a AIS clamava por auxílio à Alemanha devastada pela II Guerra Mundial, além de socorrer os religiosos perseguidos pelo comunismo no leste Europeu e no extremo Oriente. A pedido do Papa João XXIII, a ajuda chegou à América Latina, castigada pela desigualdade sócio-econômica, e também à África, sucumbida ao descaso e à pobreza.

No Brasil, o auxílio começou em 1962 por meio dos pedidos que os bispos brasileiros enviavam à sede da organização, na Alemanha. Em 1997, foi instalado um escritório da entidade no país, a AIS-Brasil. Em 2006 a AIS financiou cerca de 550 projetos no Brasil no valor de mais de 15 milhões de reais.

Informações : AIS/Brasil

(11) 5904-3740 www.aisbrasil.org

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo