VISITA

Papa encontrará um país em transformação, diz Cardeal cubano

Para o Cardeal Jaime Ortega, um dos artífices da transformação de Cuba é o próprio Papa Francisco

Da redação com Rádio Vaticano

“O Papa Francisco encontrará e verá um país em transformação crescente”, afirmou o Arcebispo de Havana, Cardeal Jaime Ortega, poucos dias antes da chegada do Pontífice à Ilha em 19 de setembro.

O Papa Francisco cumprirá etapas em três cidades cubanas: Havana, Holguín e Santiago de Cuba, onde se localiza o Santuário de Nossa Senhora do Cobre.

Atuação eficaz, discreta e silenciosa de Francisco

Para o cardeal, um dos artífices destas transformações é o próprio Francisco. “O degelo entre Estados Unidos e Cuba é histórico e ao mesmo tempo um processo único”, observou.

O cardeal prossegue dizendo que o Papa Francisco chega em um momento em que existem duas embaixadas que representam os respectivos países. “A possibilidade de estar entre nós e após ir aos Estados Unidos oferece a oportunidade de demonstrar o quanto deseja que estas relações progridam”.

Leia mais
.: Cuba está quase pronta para receber o Papa Francisco
.: Divulgada logomarca da viagem do Papa a Cuba
.: A importância da viagem do Papa a Cuba e EUA

Neste contexto, Dom Jaime recordou uma vez mais a intervenção de Francisco neste processo de aproximação, que já no passado havia definido como eficaz, discreto, silencioso.

O Arcebispo de Havana revelou que durante o encontro realizado em 14 de agosto passado com o Secretário de Estado John Kerry, escutou do representante de Washington. “Espero que o Papa Francisco encoraje o Presidente Raúl Castro e o seu governo a continuar no caminho de melhoria destas relações”.

Indulto aos prisioneiros

A propósito das cartas recebidas que lhe pediam uma mediação para a libertação de pessoas na prisão por crimes econômicos e delinquência comum, o Cardeal disse que “são pessoas que esperam, por ocasião da visita do Papa, um indulto. Se isto ocorrerá ou não, a Igreja não pode se pronunciar, pois é algo que depende do Estado”.

Por fim, Dom Ortega sublinhou que para a visita do Papa Francisco ao país existe “um ambiente popular” como nunca visto no passado, “mesmo porque neste caso o pensamento e o magistério do Santo Padre tem tido ampla divulgação na mídia do país,” observou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo