Diálogo construtivo

Governo cubano compreende papel da Igreja, diz bispo

Ao comentar preparativos da visita do Papa, bispo auxiliar de Havana destaca o diálogo construtivo entre a Igreja católica e o governo cubano

Da Redação, com Agência Fides

Há novas relações entre a Igreja e o Estado na ilha de Cuba, afirmou o bispo auxiliar de Havana, Dom Juan de Dios Hernández Ruiz ao comentar os preparativos da visita do Papa Francisco a Cuba. O religioso destaca que a visita acontece em um momento no qual o governo da ilha compreende o papel da Igreja católica e os diálogos são construtivos.

“É verdade que existe o diálogo, mas sempre se pode fazer mais”, lembrou o bispo. Para ilustrar esse desenvolvimento, ele mencionou o fato de que o governo cubano permitiu a construção de novas igrejas e restituiu à Igreja católica outras propriedades que haviam sido desapropriadas nos primeiros anos após a revolução de 1959.

Leia também
.: Igreja cubana quer contribuir no diálogo entre Cuba e EUA
.: Igreja cubana publica primeira logomarca para visita do Papa

Dom Hernández também informou que agora é permitido que as irmãs católicas deem assistência aos pacientes nos hospitais e se começa a abrir espaços para que a Igreja possa cuidar dos idosos, enquanto Cuba está enfrentando o desafio de uma população que envelhece.

Entre outras questões pendentes, está a participação da Igreja católica no setor educativo do país ou a sua presença “sistemática” na mídia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo