Papa criará novos cardeais em fevereiro de 2015

Padre Lombardi anunciou a criação de novos cardeais e a realização de outros eventos importantes que acontecerão em 2015, em Roma

Da redação, com Rádio Vaticano

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, anunciou o desejo do Papa Francisco em convocar um consistório para a criação de novos cardeais nos dias 14 e 15 de fevereiro de 2015.

A divulgação foi feita durante uma coletiva de imprensa sobre o Grupo dos 9 Cardeais, reunidos no Vaticano de 9 a 11 de dezembro, para tratar da reforma da Cúria. Padre Lombardi anunciou ainda para fevereiro a realização do Consistório do Colégio Cardinalício e a próxima reunião do C9.

O Santo Padre, à exceção de quarta-feira devido à Audiência Geral na Praça São Pedro, participou dos encontros, “escutando tudo com grande atenção”, observou Pe. Federico Lombardi, explicando que o primeiro dia, e parte do segundo, foram dedicados ao relatório e reflexões sobre as observações feitas por ocasião da reunião dos Chefes de Dicastério da Cúria, presidida pelo Papa Francisco em 24 de novembro, quando foram apresentadas novas propostas e orientações sobre a reforma da Cúria.

Estas eram de caráter mais geral, sobre critérios que orientam o trabalho da reforma da Cúria, mas também mais específicos, como  a reorganização de alguns Pontifícios Conselhos, como o dos leigos e família, da justiça, paz e caridade. Neste sentido, Padre Lombardi ressaltou que “estamos num processo de reforma”, “os aprofundamentos continuam em andamento” e “não foram tomadas decisões formais”.

Nos dias 14 e 15 de fevereiro será realizado um Consitório para a criação de novos Cardeais. O anúncio foi feito pelo Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, durante uma coletiva de imprensa sobre o Grupo dos 9 Cardeais, reunidos no Vaticano de 9 a 11 de dezembro, para tratar da reforma da Cúria. O sacerdote jesuíta anunciou ainda para fevereiro a realização do Consistório do Colégio Cardinalício e a próxima reunião do C9.

Reunião do C9

O Santo Padre, à exceção de quarta-feira devido à Audiência Geral na Praça São Pedro, participou dos encontros com os cardeais, “escutando tudo com grande atenção”, observou padre Lombardi. O primeiro dia, e parte do segundo, foram dedicados ao relatório e reflexões sobre as observações feitas por ocasião da reunião dos Chefes de Dicastério da Cúria, presidida pelo Papa Francisco em 24 de novembro, quando foram apresentadas novas propostas e orientações sobre a reforma da Cúria.

Estas eram de caráter mais geral, sobre critérios que orientam o trabalho da reforma da Cúria, mas também mais específicos, como  a reorganização de alguns Pontifícios Conselhos, como o dos leigos e família, da justiça, paz e caridade. Neste sentido, Padre Lombardi ressaltou que existe um processo de reforma, com aprofundamentos em andamento, mas sem decisões formais.

Tutela dos Menores

Ao tratar da Comissão para a Tutela dos Menores – outro tema em pauta –  o Cardeal O’Malley falou sobre a constituição do Escritório que está tomando forma e a localização da sede na “velha Santa Marta”. Foram formuladas também candidaturas para ulteriores membros que tomarão parte da Comissão, constituída até o momento por oito membros, mais o secretário. Os novos membros serão “pessoas competentes” de diversos continentes, representando diferentes situações culturais e eclesiais. Se prevê que na Reunião Plenária da Comissão, a ser realizada de 6 a 8 de fevereiro próximo, estarão presentes todos seus 18 membros, permitindo programar as atividades, os campos de atuação, entre outros.

A reorganização dos dicastérios econômicos esteve na pauta da manhã desta quinta-feira, 11, e contou com a participação do vice-coordenador leigo do Conselho para a Economia, professor Zahra, que apresentou as recomendações para a reconfiguração dos dicastérios e  dos organismos econômicos e financeiros da Santa Sé.

Ao concluir, Padre Lombardi apresentou a agenda dos próximos encontros que terão lugar em fevereiro de 2015: a próxima Plenária do C9 será realizada de 9 a 11, para preparar as propostas e delineamentos da reforma da Cúria a serem apresentados no Consistório do Colégio dos Cardeais, nos dias 12 e 13 e a realização do Consistório para a criação de novos Cardeais, nos dias 14 e 1

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo