Novo cardeal brasileiro

Divulgada agenda de Dom Orani durante Consistório, em Roma

Foi divulgada a agenda do novo cardeal brasileiro, Dom Orani, durante o Consistório, em fevereiro deste ano.

Da redação, com Portal UM

O Consistório em que o arcebispo Dom Orani João Tempesta será criado cardeal pelo Papa Francisco está previsto para ocorrer no dia 22 de fevereiro, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. O encontro com o Santo Padre deverá acontecer às 11h, horário de Roma. No entanto, a programação do arcebispo é mais extensa.

O cardeal eleito terá sua agenda começando às 10h no dia 19 de fevereiro com uma audiência geral com o Santo Padre. No sábado, dia 22 de fevereiro, depois do Consistório, haverá cumprimentos a Dom Orani, às 16h, também na Basílica de São Pedro.

Além de Dom Orani, serão criados outros 18 novos cardeais, provenientes de doze diferentes países. A lista inclui responsáveis da Cúria Romana e várias dioceses.

Agora, o Brasil passa a ter dez cardeais, sendo atualmente cinco votantes (com menos de 80 anos), num eventual conclave. Os cardeais brasileiros são, além de Dom Orani, recém-nomeado : Dom Eusébio Oscar Scheid, do Rio de Janeiro; Dom Paulo Evaristo Arns, de São Paulo; Dom José Freire Falcão, de Brasília; Dom Serafim Fernandes de Araújo, de Belo Horizonte; Dom Cláudio Hummes, de São Paulo, e Dom Geraldo Majella Agnelo, de Salvador. Também os arcebispos Dom Odilo Pedro Scherer, de São Paulo; Dom Raymundo Damasceno Assis, de Aparecida e Dom João Braz de Aviz, atual prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, no Vaticano.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo