Papa celebrará Missa em memória do genocídio armênio

No Domingo da Divina Misericórdia, Francisco preside a Santa Missa para os peregrinos de rito armênio recordando a tragédia que os armênios sofreram há um século

Rádio Vaticano

O Papa Francisco presidirá neste domingo, 12, na Basílica de São Pedro, a Missa para os peregrinos de rito armênio em memória do genocídio sofrido por esse povo em abril de 1915.

Em mensagem enviada a Franca Giansoldati, vaticanista do jornal “Il Messaggero”, autora do livro “A marcha sem retorno. O genocídio armênio”, o Papa define como uma tragédia o que os armênios sofreram um século atrás. O livro será lançado nesses dias.

“Espero que o seu esforço de pesquisa e documentação possa servir para o trabalho de investigação histórica, preciosa para a recuperação da memória como forma de justiça e pacificação”, escreve o Papa na mensagem assinada em 3 de março passado.

Participam da celebração no Vaticano Sua Santidade Karekin II, Patriarca Supremo e Catholicos de todos os Armênios, Sua Santidade Aram I, Catholicos da Igreja Apostólica Armênia da Cilícia, e o Presidente da Armênia, Serge Sargsian.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo