Entidade acrescenta, no entanto, que a vigilância não poderá parar no país até que a pandemia seja totalmente contida
Da redação, com Reuters
De acordo com o diretor-executivo da Organização Mundial de Saúde (OMS), Mike Ryan, a pandemia causada pelo Coronavírus na Itália deve ficar estável em breve. No entanto, os cuidados e as precauções não poderão parar. O anúncio foi feito numa coletiva de imprensa nesta segunda-feira, 30, em Genebra, na Suíça.
Segundo Ryan, após atingir a estabilização, os cuidados com a saúde pública deverão ser redobrados. “A questão é: como você diminui os casos? E diminuir não é apenas fazer o isolamento social e pronto. Reduzir os números, e não apenas estabilizar, requer redobrar os esforços de saúde pública para diminuir. E é nisso que precisamos que os países se concentrem”.
Ainda de acordo com Ryan, os atuais casos computados na Itália refletem a exposição e a transmissão ao vírus de duas semanas atrás.
O diretor-executivo acrescentou ainda que, embora os bloqueios que a Itália e vários outros países implementaram para retardar a propagação do vírus tenham sido difíceis e dolorosos, em algumas situações eles eram “a única medida” que os governos estavam em posição de tomar. “Porque os bloqueios por si só não funcionarão. Mas, infelizmente, em algumas situações no momento, eles são a única medida que os governos podem, realmente, tomar para diminuir o ataque deste vírus”.