NOVO VÍRUS

Em coletiva de imprensa, OMS fala do surto do coronavírus

Reunidos em Genebra, especialistas da OMS falaram a respeito do Coronavírus e da preocupação do governo chinês em pará-lo

Da redação, com Reuters

Michael J. Ryan, diretor executivo do Programa de Emergências da OMS, durante a coletiva em Genebra, nesta quarta-feira, 29 / Foto: Reprodução Reuters

Em uma coletiva de imprensa organizada em Genebra, na Suíça, na tarde desta quarta-feira, 29, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e pesquisadores falaram a respeito do surto do Coronavírus e os quase 1500 casos ocorridos na China até esta terça-feira, 28.

O número de casos fora da China pode aumentar, segundo as autoridades. “Ainda não recebemos todos os detalhes das autoridades chinesas”, disse o médico Michael J. Ryan, diretor executivo do Programa de Emergências da OMS.

Leia mais
.: Ministério da Saúde: Brasil tem três casos suspeitos de coronavírus

Os especialistas estão otimistas e acreditam que a disseminação da doença pode ser bloqueada. Os médicos da OMS garantem que as autoridades chinesas estão comprometidas em conter a doença. “Ficamos impressionados com o nível de preocupação do governo em todos os níveis”, disse Michael J. Ryan. “Pessoalmente, nunca vi um comprometimento nesta escala, todo o governo está organizado em uma estrutura emergencial”, reiterou.

O comitê da OMS é composto por 16 especialistas que se reúnem duas vezes por semana. Até o momento, eles não classificam a situação como emergência global. Por outro lado, o diretor geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que há evidências de transmissão de homem para homem fora de seu epicentro na China, uma tendência que ele descreveu como preocupante. 

O objetivo no momento é interromper o que os especialistas classificam como correntes de transmissão. “De pessoa para pessoa, o contato pessoal entre elas, e por meio do gerenciamento adequado da higiene, gerenciamento adequado da identificação de casos, isolamento ou distanciamento social. Como em surtos anteriores de Coronavírus, podemos, trabalhando com o governo da China e de outros governos, interromper essas cadeias de transmissão”, avaliou.

A intenção dos pesquisadores e médicos da OMS é levantar mais informações a respeito da transmissão do vírus e trabalhar com os governos da China e de outros países. “O mundo todo está trabalhando de maneira conjunta. Acreditamos que estas contaminações podem ser interrompidas”, afirmou Ryan.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo