Pandemia

Santuário Santa Paulina cria plano para retomada gradativa de atividades

As atividades do Santuário continuam paralisadas, mas a volta às atividades já está sendo planejada, priorizando a segurança dos fiéis

Da redação

Organização do Santuário Santa Paulina planeja volta gradual às suas atividades nos próximos meses / Foto: Assessoria Santuário Santa Paulina

Todas as atividades do Santuário Santa Paulina continuam suspensas, mesmo com o pronunciamento do governo de Santa Catarina, por meio da Portaria 254 de 20/04/2020, que libera atividades religiosas no estado. A determinação do Santuário está em sintonia com a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição e também com a Arquidiocese de Florianópolis, e tem como intuito preservar e proteger a vida de todos visitantes, devotos, devotas, colaboradores e colaboradoras, religiosos e religiosas.

A partir do novo decreto estadual, porém, o Santuário criou um planejamento para retomada das atividades, de uma forma gradativa e com mais segurança. Conforme as mudanças no quadro da pandemia, o cronograma também poderá sofrer alterações. “Nós, Irmãzinhas da Imaculada Conceição, seguidoras de Santa Paulina, decidimos continuar com a suspensão das atividades do Santuário. Estamos sempre pensando na preservação e o cuidado com a vida. Como o próprio filho de Deus nos disse: ‘Eu vim para que todos tenham vida’ (Jo 10,10). Já estamos com saudades de todos os devotos/as e peregrinos/as, mas, neste momento pedimos a compreensão de todos”, afirma Irmã Anna Tomelin, diretora do Santuário Santa Paulina.

A primeira etapa terá início nesses últimos dias de abril e a primeira quinzena de maio, com as seguintes medidas: continuidade da missa diária, às 10h, sem público, no estúdio do Santuário, transmitida pelo Facebook e Youtube; abertura das portas da Capela Nossa Senhora de Lourdes (Igreja antiga); visitação a alguns espaços do Parque do Santuário, com uso de máscara, atendendo às orientações estabelecidas pelas autoridades sanitárias, evitando aglomerações.

A segunda etapa tem previsão para iniciar na segunda quinzena de maio com as seguintes mudanças: Abertura das portas do Santuário, para visitação e oração individual, com as devidas precauções. As medidas citadas na primeira etapa continuarão sendo postas em prática.

A terceira etapa deverá ter início no final de maio, com as seguintes alterações: início das missas, seguindo as recomendações da Portaria N° 253 e as Orientações da Arquidiocese, com o devido distanciamento, controle de 30% de ocupação; higienização, uso de álcool gel 70° e máscaras. Por fim, a quarta etapa, quando houver o controle da COVID-19 e a situação voltar à sua normalidade, será retomada a Programação Normal do Santuário.

O comunicado sobre o planejamento da retomada das atividades já consta no site e nas redes sociais do Santuário que informará, por estes canais, sobre quaisquer mudanças neste plano, seja por decreto governamental ou por outra decisão que vise a preservação da vida. Para qualquer dúvida ou informação, os fiéis podem entrar em contato pelo telefone e WhatsApp: (48) 3267.3030.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo