CORONAVÍRUS

No Irã, presidente anuncia que 25 milhões estão infectados

Além disso, outros 35 milhões, segundo o presidente Hassan Rouhani, estariam sob risco; novas imposições de isolamento social foram anunciadas

Da redação, com Reuters

Em um discurso transmitido pela tevê iraniana, o presidente Hassan Rouhani falou sobre o número de infectados e a volta das restrições no país / Foto: Reprodução Reuters

Em um pronunciamento neste sábado, 18, o presidente do Irã, Hassan Rouhani, informou que 25 milhões de iranianos foram infectados pelo novo coronavírus e outros 35 milhões estão sob risco da doença. As autoridades decidiram restabelecer o isolamento social na capital e em outras regiões do país.

Os números citados pelo presidente iraniano no discurso exibido pela televisão iraniana são ainda maiores do que os dados oficiais divulgados até então, de 271.606.

O gabinete do presidente informou que seus dados eram baseados em “um cenário estimado” de um relatório do vice-ministro de pesquisa do Ministério da Saúde.

“Nossa estimativa é que, até agora, 25 milhões de iranianos foram infectados com esse vírus e cerca de 14 mil perderam suas vidas”, disse Rouhani no discurso. “Existe a possibilidade de que entre 30 e 35 milhões de outras pessoas estejam em risco”, reiterou.

As autoridades no sábado restabeleceram restrições sociais na capital Teerã, incluindo a proibição de cultos religiosos e atividades culturais, o fechamento de internatos, cafés, piscinas cobertas, parques de diversões e zoológicos.

O Ministério da Saúde registrou 188 mortes nas últimas 24 horas, elevando o total de mortos para 13.979.

O Irã, com uma população de mais de 80 milhões de habitantes, foi o país do Oriente Médio mais atingido pela epidemia, com infecções e mortes aumentando acentuadamente desde que as restrições foram reduzidas em meados de abril.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo