COVID-19

Na Índia, coronavírus atinge 1 milhão, especialmente em áreas rurais

Por conta do aumento dos casos no interior do país, autoridades sanitárias decidiram restabelecer o isolamento social

Da redação, com Reuters

Randeep Guleria, diretor do Instituo de Ciências Médicas da Índia / Foto: Reprodução Reuters

O número de casos de coronavírus na Índia chegou a quase 1 milhão de infectados nesta quinta-feira, 16. As autoridades indianas decidiram reforçar o isolamento social quando o número de infectados nas zonas rurais cresceu.

A Índia registrou 32.696 novos casos de Covid-19, totalizando assim 968.876 infectados, 24.915 mortes, segundo informações do Ministério da Saúde do país.

O país, que tem 1.3 bilhão de habitantes, está atrás apenas dos Estados Unidos e Brasil em número de casos confirmados de infectados e não há sinais de que está curva vá diminuir. O número de testes na Índia também é um dos mais baixos em todo o mundo com relação à sua população.

Enquanto grandes cidades como Delhi e Mumbai estavam entre os pontos iniciais em que o vírus surgiu na Índia, novos casos dão sinais em áreas rurais onde a infraestrutura de saúde é muito mais fraca.

Um novo isolamento social foi imposto na quinta-feira, 16, no estado de predominância rural conhecido como Bihar, a leste do país, onde os casos têm aumentado depois que milhares de trabalhadores migrantes retornaram das cidades após um rígido bloqueio para conter a propagação do vírus.

Um morador de Bihar disse que muitas pessoas não estavam levando a doença a sério e ignoraram as medidas adotadas para conter a propagação do vírus.

As autoridades indianas, no entanto, divulgaram seus esforços para conter o vírus. “Apesar de ser um país tão populoso, podemos afirmar ter um desempenho melhor do que qualquer outro”, disse o ministro da Saúde, Harsh Vardhan, citando a taxa de mortalidade em torno de 2,57% e uma taxa de recuperação de 63,25%.

“Os casos [do coronavírus] estão aumentando, mas nossa taxa de recuperação também é boa e nossa mortalidade também é baixa; portanto, nossos casos aumentam para um certo limite, porque nossa população é maior [que a quantidade de casos]”, explicou o diretor do Instituo de Ciências Médicas da Índia, Randeep Guleria.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo