COVID-19

Na França, crianças voltam à escola em meio à pandemia

As infecções por Covid-19 na França aumentaram quase 50% em agosto, registrando a taxa mensal desde o início do surto

Da redação, com Reuters

Em meio a um ressurgimento da pandemia, as crianças francesas voltaram às aulas / Foto: Reprodução Reuters

Milhões de pupilos retornaram à escola na França nesta terça-feira, 1º, com suas mochilas, livros de exercícios, conjuntos para geometria e, para a maioria, máscaras faciais para protegê-los de uma pandemia de coronavírus que tem ressurgido em solo francês.

Os alunos com mais de 11 anos devem usar máscaras faciais em todos os momentos, inclusive em ambientes fechados. As escolas devem limitar a mistura de grupos de classes e ventilar e desinfetar as salas.

A frequência escolar na França é obrigatória, embora as escolas possam se adaptar a um surto de infecções locais por coronavírus, por exemplo, limitando a frequência por alguns dias ou semanas. No caso de um grande surto regional, as escolas têm a prerrogativa de fechar temporariamente.

No jardim de infância, as crianças do mesmo grupo de classe não precisam observar o distanciamento social. As escolas primárias podem dividir as classes em grupos de 8 a 15 alunos, que alternam entre meio período de aula e as aulas em casa. Por fim, nas escolas secundárias, todos os alunos precisam ir à aula presencial pelo menos alguns dias por semana.

Pontos para higienização das mãos, distanciamento social e intervalo escalonado se tornarão o novo normal à medida que os países europeus buscam maneiras de colocar as crianças de volta à sala de aula com segurança e suas economias voltem a funcionar.

Essas medidas foram tomadas em um momento em que as taxas de infecção estão crescendo vertiginosamente em todo o continente e há preocupações generalizadas de que o retorno às escolas e escritórios, a temporada de gripe do outono e o excesso de mortalidade que ocorrem no inverno possam levar a uma segunda onda da doença.

As novas infecções por Covid-19 na França aumentaram quase 50% em agosto, registrando a maior taxa mensal desde o início do surto nos primeiros meses deste ano, enquanto as hospitalizações pela doença parecem também crescer.

Como o novo ano escolar começa esta semana, o presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro, Jean Castex, têm dito que farão de tudo para evitar um novo isolamento em nível nacional.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo