No dia em que a Igreja celebra Santa Rita de Cássia, estátua da santa localizada em Santa Cruz (RN) mostra importância da prevenção neste período de pandemia
Da redação, com Vatican News
Os mais de 50 mil peregrinos, que anualmente participam da festa em homenagem à Santa Rita de Cássia, em 22 de maio, na cidade de Santa Cruz (RN), acompanharam, neste ano, o tríduo da festa através das redes sociais. Além desta novidade surgida por causa das restrições da pandemia de coronavírus, a estátua de 42 metros de Santa Rita ganhou um novo acessório: uma máscara de proteção, nas cores da bandeira da cidade, numa forma de conscientizar sobre a importância de usar a máscara neste período de crise sanitária.
A paróquia divulgou um vídeo, produzido pela prefeitura municipal, do momento em que a imagem estava sendo ‘protegida do vírus’. Mensagens de conscientização também acompanharam as fotos sobre o momento: “Santa Rita ensina a seus afilhados como se comportar neste período de pandemia. Usem máscara, se protejam e cuidem uns dos outros”.
Tríduo Festivo
O tema da festa é: “Santa Rita, protegei-nos”, e o lema: “Guarda-me a vida! Liberta-me!” (Salmo 25,20). O tríduo festivo em honra àquela que é padroeira da cidade potiguar desde 1825 foi realizado através das redes sociais, no perfil da Paróquia de Santa Rita no Facebook e no YouTube. Depois do terço de Santa Rita, recitado desde 13 de maio, a novena era presidida pelo padre Vicente Fernandes.
Nesta sexta a programação especial está sendo transmitido ao vivo via streaming, direto da Igreja Matriz. A comunidade está sendo convidada a refletir sobre a confiança, a entrega e a fé em Cristo, em profunda análise deste período da pandemia. Segundo o pároco, é importante meditar sobre o tema, porque “muitos perderam o sentido da fé ou estão depressivos diante de uma realidade que foi quebrada por esta crise do coronavírus, atingindo o emocional, financeiro e psicológico”.
Às 16h está marcada a Procissão de Santa Rita e o encerramento da programação: a imagem da santa vai sair em cortejo pelas principais ruas e por todos os bairros de Santa Cruz. Os fiéis podem ficar em casa, esperando a passagem da imagem. Para quem for acompanhar um dos trajetos, os organizadores recordam que, “aglomerações não serão permitidas ao redor da imagem” e, pelas ruas, “as pessoas devem usar máscaras e manter uma distância segura”. Será permitida a participação dos carros da Pastoral da Comunicação (Pascom), aquele com andor da imagem da santa e outro com o Ministério de Música: “demais veículos estão proibidos de acompanhar o cortejo”.
A maior estátua católica do mundo
A Estátua de Santa Rita de Cássia, da cidade de Santa Cruz, mede um total de 56 metros de altura, é maior que a do Cristo Redentor no Rio de Janeiro (que mede 38 metros), por exemplo, sendo considerada a maior estátua católica do mundo. A estrutura demorou 3 anos para ficar pronta e foi inaugurada em 2010.