TROCA DE PRISIONEIROS

Padres greco-católicos são libertados pela Rússia com ajuda da Santa Sé

Em rede social, presidente ucraniano Volodymyr Zelensky anunciou libertação de 10 presos, inclusive dois sacerdotes, e agradeceu esforços do Vaticano

Da Redação, com Vatican News

Foto: Reprodução X (texto traduzido)

Com a ajuda da Santa Sé, dois sacerdotes da Congregação do Santíssimo Redentor, que estavam presos na Rússia, foram libertados nesta sexta-feira, 28. O anúncio foi feito pelo presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, por meio de uma publicação na rede social X.

Os padres Ivan Levytskyi e Bohdan Heleta foram presos em 16 de novembro de 2022. Junto a outras oito pessoas, eles foram libertados após uma troca de prisioneiros entre os dois países em guerra.

Após comunicar a libertação, o líder ucraniano manifestou sua gratidão a todos que ajudaram neste processo. “Agradeço a nossa equipe que trabalhou para libertar os prisioneiros. Eu também gostaria de reconhecer os esforços da Santa Sé para trazer essas pessoas para casa”, escreveu.

Leia mais
.: Papa celebra libertação de dois padres greco-católicos presos na Rússia

O chefe da Igreja Greco-Católica Ucraniana, Sua Beatitude Sviatoslav Shevchuk, também expressou seu reconhecimento. Por meio de uma nota, ele agradeceu ao Papa Francisco; ao secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin; ao presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI), Cardeal Matteo Zuppi; ao Núncio Apostólico na Ucrânia, Dom Visvaldas Kulbokas; e a todo o corpo diplomático do Vaticano. Cada um deles, diz um comunicado da Igreja Greco-Católica Ucraniana, fez uma contribuição pessoal inestimável para tornar esse evento uma realidade.

O comunicado também cita que os padres Ivan Levytskyi e Bohdan Heleta optaram por permanecer com sua comunidade nos territórios temporariamente ocupados, exercendo seu ministério tanto para a comunidade greco-católica quanto para a comunidade católica romana.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo