Décimo sucessor de Dom Bosco foi eleito, nesta terça-feira, 25, durante o 27º Capítulo Geral dos Salesianos
Jéssica Marçal, com colaboração de Danusa Rego
Da Redação
O padre espanhol Ángel Fernández Artime, inspetor da Inspetoria Argentina Sul, foi eleito, nesta terça-feira, 25, como novo reitor-mor dos salesianos. Ele é o 10º sucessor de Dom Bosco, santo que ficou conhecido por seu trabalho com a juventude.
Os superiores salesianos estão reunidos, em Roma, no 27º Capítulo Geral, desde 3 de março, e seguem em reunião até 12 de abril. Nesse capítulo, já estava prevista a eleição do novo reitor.
Pelo Twitter, padre Pascual Villanueva, que há 12 anos era o reitor-mor dos salesianos, saudou padre Angel. “O Senhor foi grande e estamos contentes. Deu-nos o décimo sucessor de Dom Bosco na pessoa de padre Angel Fernandez Artime. Felicidades”, escreveu.
Padre Fernández Artime, 53 anos, nasceu, em 21 de agosto de 1960, em Gozón-Luanco (Espanha). Sua ordenação sacerdotal foi em 4 de julho de 1987. Originário da Inspetoria de Leão, foi Delegado da PJ, Diretor da escola de Ourense, membro do Conselho e Vigário Inspetorial e, de 2000 a 2006, Inspetor de Leão. Ele é graduado em Teologia Pastoral e Licenciado em Filosofia e Pedagogia.
O novo sucessor de Dom Bosco também foi membro da comissão técnica que preparou o Capítulo Geral 26. Em 2009, foi nomeado Inspetor da Argentina Sul, cargo que manteve até agora. Em virtude dessa atribuição, teve também a oportunidade de conhecer e colaborar pessoalmente com o então arcebispo de Buenos Aires, Cardeal Jorge Mario Bergoglio, hoje Papa Francisco.