Economia

Ouro tem maior valorização anual desde 2007

O ouro subia nesta sexta-feira, tendo a maior alta anual desde 2007 e marcando o quinto mês seguido de ganhos em dezembro, impulsionados por um dólar mais fraco e pelas incertezas econômicas mundiais.

O complexo de metais preciosos teve um avanço estelar em 2010, liderado pela valorização de 95% do paládio, em um amplo rali de commodities que fez o índice de 19 recursos naturais Reuters-Jefferies CRB subir 15 por cento.

Às 10h16 (horário de Brasília), o ouro à vista tinha apreciação de 0,5%, para 1,411 mil dólares a onça, caminhando para um ganho anual de 29%.

Será o quinto mês consecutivo de alta, na maior série de acréscimos mensais desde o fim de 2011. O ouro nos Estados Unidos também avançava 0,5%, para 1,412 mil a onça.

"O preço do ouro continua muito bem apoiado por um dólar mais fraco e por uma demanda sólida de investimentos", avaliou Anne-Laure Tremblay, estrategista de metais preciosos do BNP Paribas.

"Nós esperamos que o rali do preço do ouro continue em 2011 devido a fundamentos fortes, como pressões inflacionárias (especialmente na China), ampla liquidez e preocupações sobre o valor do dólar", acrescentou.

Operadores e analistas preveem que o ouro ultrapassará 1.500 dólares em 2011, particularmente se o dólar ampliar o declínio, se a economia norte-americana continuar incapaz de gerar uma quantidade suficiente de empregos e se a crise de dívida da Europa não for resolvida.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo