Segundo o PMA, mais de 12 mil crianças foram identificadas como gravemente desnutridas em julho deste ano
Da redação, com Vatican News

A fome já atingiu 12 mil crianças em Gaza, de acordo com estimativas do Programa Mundial de Alimentos (PMA) / Foto: Reprodução Reuters
O Programa Mundial de Alimentos (PMA) alertou que a desnutrição entre crianças está “acelerando em um ritmo catastrófico”. A informação foi revelada nesta sexta-feira, 22, após um painel internacional de segurança alimentar confirmar a fome na Cidade de Gaza.
Jean-Martin Bauer, Diretor de Segurança Alimentar e Análise Nutricional do PMA, afirmou que o último relatório da Classificação Integrada de Fases de Segurança Alimentar (CFI) constatou fome generalizada, doenças e aumento de mortes.
Leia também
.: Netanyahu diz que Israel iniciará negociações para acabar com a guerra
Cerca de 280 mil dessas pessoas estão na região norte, abrangendo a Cidade de Gaza — conhecida como província de Gaza — que, segundo a CFI, está em situação de fome, a primeira constatação desse tipo no enclave. O restante está em Deir al-Balah e Khan Younis — áreas do centro e sul que, segundo a CFI, estariam em situação de fome até o final do próximo mês.
De acordo com o PMA, mais de 12 mil crianças foram identificadas como gravemente desnutridas em julho deste ano, o que, segundo a organização, é “o maior número mensal já registrado e um aumento de seis vezes desde o início do ano”.
A constatação da CFI torna Gaza o quinto território do mundo a sofrer com a fome desde que o sistema foi estabelecido.
Fome triplicou
De acordo com Jean-Martin Bauer, Diretor de Segurança Alimentar e Análise Nutricional do PMA, o último relatório da Classificação Integrada de Fases de Segurança Alimentar (IPC) encontrou fome generalizada, doenças e aumento de mortes em Gaza.
Bauer alertou que a desnutrição na Cidade de Gaza triplicou desde maio, ultrapassando o limiar da fome, enquanto a mortalidade aumentou em meio ao colapso dos serviços de saúde e à crise de água e saneamento.
A descoberta do IPC torna Gaza o quinto território do mundo a enfrentar a fome desde que o sistema foi estabelecido.