Família

Ordem das viúvas é uma das propostas do Sínodo

Cardeal João Braz de Aviz lançou a proposta de restaurar a Ordem das Viúvas, mas desta vez com uma novidade: incluindo os viúvos

Da redação, com Rádio Vaticano

Nesta primeira semana do Sínodo dos Bispos sobre a família, diversas propostas foram apresentadas, entre elas, a restauração da Ordem das Viúvas, que remonta ao início do Cristianismo. Desta vez, com uma novidade: a inclusão dos viúvos.

A proposta foi apresentada pelo Prefeito da Congregação para Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, cardeal João Braz de Aviz.

“A pessoa viúva na família viveu uma experiência difícil, porque a separação pela morte é sempre algo que cria muito sofrimento, não só para o esposo ou a esposa, mas também com relação aos filhos. Agora, para muitos, e nós pensamos nas nossas comunidades, muitos viúvos e viúvas pensam nesse momento em que já realizaram grande parte da sua missão familiar ou estão quase realizando a sua missão familiar, de se abrir mais para a missão na Igreja”, diz.

Leia
.: Todas as notícias do Sínodo da Família

“Então para aquelas ou aqueles que aprofundam isso, que sentem isso possível, há essa possibilidade. Nós estamos pedindo ao Sínodo que pense também na restauração da chamada Ordem da Viúvas, que no passado não incluía tanto os viúvos, mas que no momento presente talvez tenha também essa dimensão. A proposta foi aceita no nosso grupo, o grupo ‘hispânico B’, e estamos propondo na nossa visão para o Sínodo.”

O cardeal falou também sobre a doutrina, pois não se trata de ser modificada, mas sim, de mudar a postura com relação a ela.

“Não temos que modificar. A Igreja tem um caminho que é seguir Jesus Cristo, e Jesus Cristo nós não mudamos. Agora muda a postura, porque eu não posso falar de uma doutrina perfeita a uma pessoa machucada, se ela quem sabe não tem nem sequer essa fé. Então aprender estar mais próximos, aprender a ouvir a fundo a experiência humana a partir naturalmente da nossa convicção, mas respeitando o caminho do outro. Então acho que é isso que está digamos amadurecendo.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo