"O tempo dedicado à oração é o melhor investido. A oração é a fonte da fecundidade para nossas iniciativas pastorais", enfatizou o Cardeal Giovanni Battista Re, na missa desta segunda-feira, dia 14, na Conferência de Aparecida (SP). Na homilia, diante dos 262 participantes do evento, inaugurado ontem pelo Papa Bento XVI, o celebrante disse também que todos desejam "trabalhar por uma revitalização religiosa da América Latina e do Caribe".
.: LEIA ou OUÇA esta homilia na íntegra
.: Galeria de FOTOS desta Missa
O cardeal, que também é presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina, também ressaltou a centralidade de Jesus Cristo nos trabalhos da conferência, citando um pensamento do Papa Paulo VI: "Cristo é indispensável para nossa relação com Deus. E dessa relação depende nossa salvação eterna. (…) Cristo é a chave de tudo". A necessidade de, antes de tudo, ser discípulo de Jesus para depois ser seus missionários, foi enfatizada também.
"O amor é uma força capaz de mudar o mundo, a energia construtora de um mundo melhor", ressaltou o cardeal ao término de sua mensagem.
A capela do Santíssimo Sacramento, na Basílica de Aparecida, é o lugar principal do encontro dos participantes da V Conferência, nesta manhã.
A V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe vai até o dia 31 de maio, em Aparecida, com a participação de cardeais, bispos, religiosos e leigos. O tema do encontro é "Discípulos e missionários de Jesus Cristo, para que n'Ele nossos povos tenham vida. 'Eu sou o caminho, a verdade e a vida' (Jo 14,8)".