Em comunicado, ONU pede “um cessar-fogo humanitário e incondicional, permitindo a entrega da assistência urgentemente necessária”
Reuters
O Conselho de Segurança da ONU chegou a um acordo, neste domingo, 27, à noite, para um comunicado pedindo a Israel, aos palestinos e aos militantes do Hamas que implementem uma trégua humanitária que se estenda além do feriado muçulmano do Eid al-Fitr e se envolvam em esforços para alcançar um cessar-fogo durável.
Leia também:
.: Papa sobre a guerra: “É hora de parar! Parem, por favor!”
O comunicado expressa forte apoio a “um cessar-fogo humanitário e incondicional, permitindo a entrega da assistência urgentemente necessária” a Gaza, onde as tropas de Israel e o Hamas estão lutando há quase três semanas.
Todos os 15 membros do Conselho concordaram com o comunicado, disseram diplomatas, e ele entrou em vigor formalmente à meia-noite de domingo.
Moradores da Faixa de Gaza e outras testemunhas disseram que os bombardeios de Israel e o lançamento de foguetes do Hamas diminuíram aos poucos no domingo, indicando que uma trégua de fato estava sendo implementada antes do feriado do Eid al-Fitr, que começa nesta segunda-feira, 28.