O Conselho de Segurança das Nações Unidas votou, esta terça feira, por unanimidade a constituição de uma força militar conjunta da ONU e da União Africana (UA) para a província sudanesa de Darfur, que desde 2003 vive uma violenta guerra civil. A resolução 1769 autoriza a formação de uma força denominada Unamid, constituída por 26 mil soldados e polícias.
Esta força terá a missão de apoiar os sete mil soldados da União Africana, atualmente no terreno. O documento revê que a força militar tome todas as medidas previstas no capítulo VII da Carta das Nações Unidas, para proteger o seu pessoal, assegurar a segurança e a livre circulação dos trabalhadores humanitários e prevenir os ataques e as ameaças contra os civis. Autorizando, desta forma, o uso da força se esta for necessária.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon saudou a resolução que qualificou de "histórica e sem precedentes". O embaixador do Sudão neste organismo disse não estar satisfeito com todos os pormenores da resolução.
Os Estados Unidos garantiram de imediato que o Sudão poderá enfrentar sanções, no caso de não respeitar a resolução das Nações Unidas.