O ônibus espacial Endeavour pousou em sua base na Flórida na madrugada desta quarta-feira, 1º, finalizando uma missão de 16 dias que levou um novo experimento científico à Estação Espacial Internacional, no penúltimo voo da história de um ônibus espaciais da Nasa.
Percorrendo o céu noturno, a aeronave e seus seis tripulantes circundaram o Centro Espacial Kennedy para reduzir a velocidade e desencadearam um par de explosões sônicas em agradecimento às boas-vindas recebidas.
O comandante Scott Kelly, veterano de quatro viagens ao espaço, pousou o ônibus espacial de 100 toneladas suavemente às 2h35 (3h35 no horário de Brasília), completando a 25ª e última missão do Endeavour.
"Seu pouso encerra um legado vibrante para este veículo magnífico que será lembrado por muito tempo. Bem-vinda ao lar, Endeavour", disse o astronauta Barry Wilmore a Kelly pelo rádio no Controle de Missões da Nasa em Houston.
"É uma nave realmente incrível. É triste vê-la pousar pela última vez, mas ela de fato tem um grande legado", disse o comandante.
O Endeavour somou 198 milhões de quilômetros em 25 voos espaciais. Agora será preparada para se exposta no Califórnia Science Center, em Los Angeles.
No sábado, 21, de maio, o Papa Bento XVI conversou com os astronautas abordo da Endeavour expressando sua admiração pelo trabalho deles e de todos aqueles que contribuiram para essa última missão.
A atenção da Nasa se volta agora para a nave-irmã Atlantis, que foi conduzida à plataforma de lançamento enquanto a Endeavour rumava para a Terra.
A Atlantis está programada para decolar no dia 8 de julho para a última missão dos ônibus espaciais da Nasa, em uma viagem de reabastecimento da estação espacial.