SAÚDE

OMS quer reduzir mortes por malária em 90% até 2030

Nos próximos 15 anos, a Organização Mundial da Saúde quer erradicar a malária de 35 países 

Da redação, com Agências

Este sábado, 25, é celebrado o Dia Mundial contra a Malária. A Organização Mundial da Saúde (OMS), criou uma estratégia global para diminuir as mortes por malária. O plano para o período 2016 a 2030 foi produzido em parceria com países onde há mais casos.

O primeiro objetivo é reduzir as mortes em 40% até 2020 e depois trabalhar para redução de 90% das fatalidades até 2030. A OMS também quer erradicar a malária de 35 países durante os próximos 15 anos.

A OMS alertou para o elevado número de mortes causadas pela malária em todo o mundo. Para a agência, é urgente que as autoridades reforcem as ações de prevenção e combate à doença.

Por ano, mais de 600 mil pacientes com malária morrem, sendo que três quartos das vítimas são crianças menores de cinco anos. Apenas uma entre cinco crianças africanas com malária recebem tratamento.

Tratamento

Nesta semana, a OMS também atualizou suas recomendações sobre tratamento da malária. Para casos menos complicados, o indicado é utilizar medicamentos à base de artemisinina.

Quando há suspeita, a OMS recomenda testes de diagnóstico rápido, amplamente disponíveis, mas ainda assim, 40% dos africanos com suspeita de malária não são testados.

Para o sucesso da nova estratégia, a OMS afirma ser essencial forte compromisso político e amplo financiamento, incluindo investimentos no controle da malária, em pesquisas e nos sistemas de saúde. A agência lembra ser preciso combater a resistência dos parasitas a antibióticos e a inseticidas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo