SAÚDE

OMS: Covid-19 não é mais uma emergência de saúde pública de nível internacional

Diretor geral da entidade, Tedros Adhanom declarou, nesta sexta-feira, 5, que a doença passa a ser classificada como “problema de saúde estabelecido e contínuo”

Da Redação, com Agência Brasil

Foto: Martin Sanches via Unsplash

Nesta sexta-feira, 5, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que a doença não se configura mais como “emergência de saúde pública de nível internacional”. Agora, sua classificação é de “problema de saúde estabelecido e contínuo”.

Desde março de 2020, o Comitê de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional da OMS vinha se reunindo periodicamente para analisar o cenário global provocado pela doença. 

Leia também
.: Recordando o momento extraordinário de oração pelo fim da pandemia

.: Sequelas da Covid atingem mais de 8 milhões de brasileiros

Pandemia

A Covid-19 foi classificada como emergência de saúde pública em 30 de janeiro de 2020. No dia 11 de março do mesmo ano, a OMS elevou o nível de classificação da ameaça, configurando-a como “pandemia”. Agora, mais de três anos depois, o coronavírus passa a ser considerado um problema de saúde contido, mas que ainda oferece riscos.

“Isso não significa que a Covid-19 chegou ao fim enquanto ameaça global de saúde. Na semana passada, a Covid-19 clamava uma vida a cada três minutos – e essas são apenas as mortes das quais nós temos conhecimento”, alertou o diretor-geral da OMS.

No Brasil, o Ministério da Saúde declarou a Covid-19 como uma emergência em saúde pública de importância nacional em 3 de fevereiro de 2020. A atualização que decretou o fim dessa classificação no país se deu pouco mais de dois anos depois, em 22 de abril de 2022.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo