MIGRAÇÃO

Oito imigrantes morrem ao tentar atravessar o Canal da Mancha

Incidente segue após o registro de outras 12 pessoas que perderam a vida na mesma região e pressiona os governos britânicos e franceses a encontrar uma solução para a imigração na região

Da redação, com Reuters

Polícia francesa patrulha costa onde oito pessoas foram encontradas mortas na tentativa de travessia do Canal da Mancha / Foto: Reprodução Reuters

Oito pessoas morreram tentando cruzar o Canal da Mancha para a Inglaterra, disseram autoridades francesas no domingo, 15.

Este último incidente segue as mortes de 12 pessoas no início deste mês quando um barco virou no Canal a caminho da Grã-Bretanha. O incidente destaca a pressão sobre os governos britânico e francês para encontrar maneiras de lidar com essas travessias de barco pelo Canal da Mancha.

Leia também
.: Papa Francisco lamenta acidente de ônibus com imigrantes no Panamá

Jacques Billant, o prefeito da região de Pas-de-Calais, disse que as equipes de resgate foram alertadas de que um barco com 59 pessoas a bordo estava com dificuldades nas águas da costa de Ambleteuse, na área de Pas-de-Calais. Billant disse ainda que as 51 pessoas resgatadas agora estão sob os cuidados das equipes de emergência.

Detalhes

Os mortos eram compostos por pessoas vindas do da Eritreia (país que fica na região nordeste da África), Sudão, Síria, Egito, Irã e Afeganistão.

O Canal é uma das rotas de navegação mais movimentadas do mundo e as correntes são fortes — o que torna a travessia em pequenos barcos perigosa. O último incidente eleva para 46 o número de pessoas que morreram tentando cruzar o Canal da França desde o início do ano.

“Atraídas pelo lucro, as redes de contrabando estão colocando as pessoas em risco cada vez maior, a quem vendem travessias em um mar perigoso, em barcos totalmente inadequados. Está literalmente levando-as à morte, como foi o caso”, apontou Billant.

Somente em 14 de setembro, houve oito tentativas de cruzar o Canal da França e cerca de 200 migrantes foram resgatados, ele disse.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo