A consolidação do processo de informatização do voto no Brasil e o sucesso no uso das urnas eletrônicas em todo o país despertaram o interesse da comunidade internacional pelas eleições brasileiras. Para acompanhar de perto o sistema, cerca de 150 observadores, representando 36 países, estão no Brasil neste domingo, 3.
Eles representam países como África do Sul, Argentina, China, França, Itália, México, Palestina, Rússia, dentre outros, além de organismos internacionais como a Organização dos Estados Americanos e o Mercosul.
Em Brasília (DF), os mais de 50 estrangeiros foram credenciados e receberam as orientações sobre o roteiro de visitação. No inicio da manhã, eles visitaram o Centro de Divulgação das Eleições 2010, instalado ao lado do Edifício Sede do Tribunal, e conheceram toda a estrutura montada para receber a imprensa. Para acessar o Centro, foram credenciados cerca de 330 profissionais de Comunicação, de 115 veículos – entre TV, rádio, revistas, jornais e mídia eletrônica -, sendo mais de 30 deles estrangeiros.
Em seguida o grupo seguiu para a Seção nº 14 para acompanhar de perto a votação.
Nesta tarde eles visitam a Zona ZZ, que gerencia as seções de votação instaladas no exterior e depois acompanharão, no Tribunal Regional do Distrito Federal, a votação paralela.
E, no fim da tarde, os observadores retornarão ao TSE onde serão recebidos pelo presidente, ministro Ricardo Lewandowski, para tratar de acordos e convênios.
O roteiro se encerra após a palestra sobre Sistema Eleitoral Brasileiro que será ministrada pelo diretor da Escola Judiciária Eleitoral, Dr. André Ramos Tavares. A palestra está prevista para as 17h.
Além do Distrito Federal, os visitantes foram recebidos pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) do Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Bahia.
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com