Estados Unidos

Obama pede ações rápidas para reforma do sistema de saúde

O presidente norte-americano, Barack Obama, disse ao Congresso nesta quarta-feira, 09, que "o tempo para brigas acabou" e pediu uma ação rápida na reforma completa do sistema de saúde que transformaria o setor de saúde e o mercado de seguros nos Estados Unidos.

No discurso, Obama disse que os congressistas estavam "mais próximos do objetivo da reforma do que sempre estiveram" e descreveu uma série de propostas que, segundo ele, melhoraria a estabilidade de segurados e aumentaria as opções para aqueles sem cobertura.

Ele expressou forte reprovação aos críticos de seu plano, acusando-os de substituir um debate honesto por táticas de pânico.

"Não gastarei meu tempo com aqueles que fizeram cálculos de que a melhor política é matar este plano do que melhorá-lo", disse Obama em sessão conjunta do Congresso, transmitida pela televisão.

Obama fez o discurso na esperança de rejuvenescer sua proposta de reforma de 2,5 trilhões de dólares no sistema de saúde norte-americano, parada no Congresso em meio a uma avalanche de críticas.

Ele disse que seu projeto pretende cortar os gastos do sistema de saúde, melhorando os tratamentos, regulando seguros e expandindo a cobertura para mais de 46 milhões de norte-americanos não-segurados.

Como prometido, Obama explicou vários conceitos que gostaria de ver incluído em qualquer projeto final aprovado pelo Congresso, como a criação de uma bolsa de seguros, na qual indivíduos e pequenas empresas poderiam realizar negócios.

Ele também reiterou seu apoio para um plano de seguros controlado pelo governo –a chamada "opção pública"– que tem recebido forte oposição de críticos que afirmam que prejudicaria seguradoras e que é equivalente à aquisição do setor pelo governo.

Mas ele deixou claro que a falta de uma opção pública em qualquer projeto final não seria fundamental.

"A opção pública é apenas um meio para este fim –e devemos seguir abertos a outras ideias que cheguem ao objetivo final", completou.

.: Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo