Entrevista: Nuno Prazeres

O valor pela vida deve começar em família, através da oração

Nuno Prazeres, Secretário do Apostolado Mundial de Fátima, Portugal, é um dos palestrantes do I Congresso Internacional em Defesa da Vida, que acontece em Aparecida, até o próximo domingo, 10.

Em entrevista ao noticias.cancaonova.com, Nuno fala sobre o trabalho realizado em favor da vida, segundo a Mensagem de Nossa Senhora, em Fátima.

1- Qual a ligação entre o apostolado de Fátima e a defesa da vida?

O Santuário de Fátima se dedica a levar a mensagem de amor ao mundo, a mensagem que Nossa Senhora deixou aos pastorinhos. Em Fátima, Nossa Senhora, pediu conversão, mudança de vida e, hoje, vemos que a vida continua a não ser respeitada. Por isso, nosso movimento quer levar esta mensagem de vida, para cada criança, cada pessoa.
 
2- Qual a situação do aborto em Portugal, aprovado no referendo de 11 de fevereiro de 2007?

Em primeiro lugar, houve uma falha, principalmente na oração. O povo português devia ter confiado mais à Mãe do Céu esta causa da vida. Não que eles tenham perdido a fé, mas a luta pela vida é muito importante, e é necessário dialogar com Deus. Os votos nas urnas expressam alguma coisa, são sinal de que algo está bem ou não. No referendo, talvez, não se tenha lutado o suficiente. Eu acho que esta questão passa essencialmente pela entrega nas mãos de Nossa Senhora, não é um problema só humano, é um problema espiritual. O referendo onde o sim ao aborto venceu, está ligado a uma sociedade que precisa se converter.

3- O que o apostolado tem feito junto as famílias?

O movimento, por ser internacional, está presente em mais de 100 países e quer levar às famílias, a mensagem de conversão, de mudança de vida, pedir que as pessoas rezem o terço em família. Quando Nossa Senhora se dirigiu aos pastorinhos foi em um contexto familiar, eles eram crianças. Em minha família, ainda hoje, todos se reúnem em volta da lareira para rezar o terço todos os dias. O terço é um instrumento muito poderoso para alcançarmos as bênçãos do céu. O caminho não é desistir, é seguir em frente, em favor da vida.

O apostolado de Fátima realiza no primeiro final de semana de outubro, todos os anos, a Jornada Mundial pela Vida, e incentivamos as pessoas a rezarem, mostrando que a oração ajuda-nos a estar bem espiritualmente, coloca-nos mais perto do criador. Só conseguimos entender o valor da vida se estamos continuamente perto de Deus.

4- O controle de natalidade na Europa é uma situação preocupante. Sabemos que vários governos estão dando incentivo econômico para que as famílias tenham mais filhos. Como explicar esta contradição existente no país que quer dar um apoio financeiro para que o casal, mas que aprova o aborto?

Isso cria muita confusão na cabeça das pessoas. É verdade que a Europa está envelhecida porque muitas famílias não se abrem ao dom da vida. Este não é o projeto de felicidade que Deus tem para nós. Deus deu esta graça à família de "gerar mais vida". O que vemos são famílias destruídas… Temos uma sociedade egoísta, super-produtiva, onde a vida e, principalmente, a vida dos mais pequenos perdem o valor. Onde as prioridades das famílias são outras. O ser humano é visto como uma máquina, que enquanto tem saúde precisa gerar lucro. O mesmo acontece com as crianças, quando se descobre que a criança tem uma deficiência, ou algum problema na gestação, se quer abortar. Com essas atitudes dizemos que não precisamos mais de Deus. Queremos decidir a cor dos olhos, como o filho vai ser… é o fruto dessa sociedade egoísta. 

A família é a melhor escola da vida. Muitas famílias "despejam" as crianças na escola e, nem a noite, não tem tempo para elas. Falta partilhar a vida, passar os valores. Se educarmos estas crianças com os valores verdadeiras, mais tarde, ela vai saber tomar decisões sérias. Aprende a se relacionar com outras pessoas e a respeitar a vida.

Devemos olhar mais… olhando para os outros, com palavras de carinhos, mostrando que você ama sua família, e ser sinal visível do Amor de Deus. Ensinar as crianças, rezando junto com elas, isso pode mudar o futuro dela.

5- Que conselhos práticos podem ser dados às famílias do Brasil?

A partir da Mensagem de Fátima, o que cada família pode fazer é não deixar um dia passar sem rezar o rosário, ou outra oração. Rezar é fundamental. Não deixe passar um dia sem levantar os olhos ao céu.

Qualquer família, deve abrir-se a vida. Somos co-criadores com Deus. Não somos nós que temos que decidir quantos filhos vamos ter. Precisamos fazer tudo para acolher o que Deus nos dá.

Não deixar de freqüentar os sacramentos, confessar com regularidade, quem faz isso se sente mais preparado para lutar pela vida, para estar atento aos outros e pedir perdão a Deus. E a Eucaristia, onde buscamos a força para viver desta maneira.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo